Projeto JODAC chama a atenção para crimes de maus-tratos contra animais em Traipu, AL

O projeto JODAC em Traipu, cidade ribeirinha localizada a cerca de 180 km da capital Maceió, chama a atenção para um fato preocupante que são os crimes de maus-tratos contra animais.
Os integrantes do projeto, que realizam ações sociais em vários setores do município de Traipu, com base no povoado Olho D’água da Cerca usou redes sociais para chamar a atenção da sociedade para esta problemática.
No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de 1998, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.
Além da violência física, são considerados maus-tratos contra os animais: o abandono em via pública; mantê-lo permanentemente acorrentado; não abrigar do sol e da chuva; mantê-lo em local pequeno, não higiênico e/ou sem ventilação adequada; não alimentar diariamente; negar assistência ao ferido; obrigar o animal a trabalho excessivo, etc.
Nota do Olhar Animal: Lamentavelmente, obrigar um animal a trabalhar não é crime, a não ser que o trabalho seja considerado “excessivo”. E mesmo assim, raramente esta proibição é observada.