Promessa de criar Secretaria dos Animais é ‘esquecida’ por Bolsonaro, diz coluna

A promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro de criar uma Secretaria dos Animais ficou de lado. Em julho de 2019, o presidente anunciou no Twitter que o órgão sairia do papel no mês seguinte e funcionaria na estrutura das Forças Armadas. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época.
Segundo a publicação, há um ano, o deputado federal Célio Studart, do PV do Ceará, havia cobrado de Ricardo Salles o cumprimento da promessa.
Em resposta ao parlamentar em audiência pública realizada em 10 de abril na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o ministro descartou a criação da secretaria.
“Nós somos um governo liberal que quer enxugar a máquina pública”, alegou na ocasião, para em julho ser desmentido pelo tuíte de Bolsonaro. Na ocasião, a postagem do presidente fez sua base comemorar. A bolsonarista Carla Zambelli celebrou na mesma rede social:
Fonte: Bahia ba
Nota do Olhar Animal: Mesmo a secretaria venha a ser implantada, nada de muito positivo poderá se esperar dela em relação a vários temas animais, como o da caça, apoiada pelo presidente ainda durante a campanha eleitoral. Tão pouco no tema dos rodeios, vaquejadas e outras atividades rurais de exploração animal, consideradas “desportivas” e apoiadas pelo governo. A secretaria provavelmente não tratará outro assunto de forma positiva que não de cães e gatos. “Positiva” em termos, pois considerando a agenda liberal do governo, dificilmente ele atuará contra a mercantilização em torno destas espécies, um dos principais problemas que aflige estes animais. Qualquer medida que, no entender do governo, signifique algum tipo de transtorno ao meio empresarial (rural ou não), não será levada em consideração, e estes “transtornos” ocorrem em quase todos os casos de exploração animal. Mas o ministro Ricardo Salles anunciou que não será criada secretaria alguma para os animais, o que, se confirmado, será uma traição a quem votou em Bolsonaro por conta desta promessa, a despeito do seu tuíte desautorizando o ministro.
Bolsonaro diz que pretende implementar caça submarina em área protegida
Bolsonaro reafirma apoio a rodeios e diz a ruralistas: ‘Gostaram do ministro do Meio Ambiente, né?
‘Esporte saudável’: Bolsonaro defende liberação de caça no Brasil