Propriedade onde cães teriam sido mortos com golpes de enxada passa por vistoria

Propriedade onde cães teriam sido mortos com golpes de enxada passa por vistoria
Foto: Reprodução

Na tarde desta quarta-feira, 10, uma equipe do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) de Vera Cruz esteve na propriedade onde dois cães teriam sido mortos com golpes de enxada no início da semana. A vistoria, que contou com o veterinário André Sant’Anna, da Vigilância Sanitária do Município, foi realizada em Vila Progresso, no interior de Vera Cruz, RS, onde o crime teria ocorrido. A Brigada Militar acompanhou a visita.

Conforme o coordenador do Dema, Ricardo Konzen, o suspeito, de 27 anos, não foi encontrado na casa, onde estavam apenas os sogros do homem. “Amanhã faremos um relatório em cima disso, que vai ser encaminhado ao Ministério Público para que sejam tomadas as previdências legais”, informou. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Gilson Adriano Becker, a pasta tomou conhecimento sobre o caso após uma vizinha do suspeito ter feito uma postagem no Facebook relatando o ocorrido.

“O que chegou até nós é que, após ter sido acusado de roubo o homem chegou em casa e espancou os cachorros com enxada, matando os dois cães. A partir dessa informação nós solicitamos que fosse feito um boletim de ocorrência para que a fiscalização averiguasse. Além da legislação municipal, o caso deve se enquadrar na lei federal de crimes ambientais”, detalhou.

Protetora dos animais e voluntária no grupo Cão Amigo, Rita Morsch auxiliou na denúncia do caso. “Nós acompanhamos a vizinha até a delegacia e também fizemos a denúncia para o Conselho Tutelar porque duas crianças pequenas presenciaram esse crime bárbaro”, comentou. Os menores seriam filhos do homem. “As pessoas precisam entender que não se pode fazer uma coisa dessas. Eram dois bichinhos inocentes, que correram para encontrar o dono quando ele chegou e foram mortas.”

Segundo o delegado Paulo Schirrmann, da DP de Vera Cruz, a Polícia Civil não foi informada de que as crianças estavam presentes no momento do crime. “O homem será intimado para prestar depoimento e o caso será encaminhado para o juizado especial criminal, mas não temos como prender o suspeito, ainda que mereça. Infelizmente nossas leis em relação aos maus-tratos com animais ainda são muito brandas”, comentou. Uma segunda vizinha do suspeito, que preferiu não ser identificada, contou à reportagem do Portal Gaz na tarde desta quarta-feira que o homem teria desaparecido após matar os animais.

Por Fernanda Szczecinski

Fonte: GAZ

Cachorros são mortos com golpes de enxada em Vera Cruz, RS

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.