Proteção e controle populacional de animais serão temas de audiência na Câmara de Santo Ângelo, RS

Proteção e controle populacional de animais serão temas de audiência na Câmara de Santo Ângelo, RS

RS santoangelo 96e24d6cf47cd0576ab59 XL

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo irá promover hoje audiência pública para a apresentação e discussão de projeto de lei que visa, sobretudo, a implementação de políticas públicas de proteção e de controle populacional de animais de rua.

A iniciativa é do vereador Diomar Formenton (PT), que em conjunto com a Associação Santo-angelense de Proteção aos Animais – ASPA, tem buscado viabilizar ações direcionadas ao bem-estar de animais urbanos.

O projeto a ser apresentado foi elaborado pela ASPA e dispõe sobre a viabilidade e necessidade da esterilização de cães e gatos abandonados.

Conforme explicou a presidente da Associação, Nadir Vier, o procedimento, além de colaborar para o controle da natalidade, contribui para a diminuição do índice de abandono de animais e para a redução do risco à saúde e à segurança pública no município.“As políticas públicas deveriam estar associadas ao recolhimento, alimentação, medicação, esterilização e adoção desses animais.

Contudo, quando este processo não é eficiente, ou seja, quando há o retorno às ruas de animais que não foram esterilizados, ocorre a degradação do meio ambiente pela proliferação de animais e pelo excesso de lixo, favorecendo o surgimento de diversas doenças e gerando insegurança para a sociedade”, explicou Nadir.

A reunião será realizada nas dependências da Câmara de Vereadores. Além de integrantes da ASPA, veterinários e representantes do Executivo Municipal deverão participar do debate. A audiência será aberta ao público e terá início às 14 horas.

Fonte: Rádio Sepé

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.