PI teresina protesto vaquejada 03

Protesto contra vaquejada ocupa Câmara Municipal de Teresina, PI

Por Walcy Vieira

A Câmara Municipal de Teresina teve uma manhã de terça-feira (10/05) bastante agitada por conta de uma audiência pública sugerida pela vereadora Teresa Britto (PV) para discutir supostos maus-tratos a animais em vaquejadas. O caso foi levado para discussão depois que a vereadora fez uma vistoria no Parque de Exposições de Teresina (após uma vaquejada) e encontrou alguns animais machucados.

O auditório da Câmara Municipal ficou pequeno para a quantidade de pessoas que “se acotovelavam” no espaço. De um lado, vaqueiros e simpatizantes das vaquejadas. Do outro, pessoas que acham que a vaquejada é inconstitucional por violar a lei de proteção aos animais.

Membros da OAB secção Piauí e do Ministério Público do Estado estiveram presentes na sessão.

A palavra mais usada por vereadores foi a de que a vaquejada é uma tradição. Os defensores das vaquejadas alegam que os animais são bem tratados.

Em contrapartida, está sendo divulgado um vídeo feito por Teresa Britto, onde aparecem animais com larvas, amarrados, magros e machucados, em um parque público (mantido com recursos públicos).

Ravi Lages, presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí, tomou a palavra: “São denúncias infundadas da vereadora. Ela não conhece a realidade da vaquejada. Pegou o caso isolado de dois animais que estavam em tratamento para serem devolvidos a fazenda, já que nas condições que eles estavam, devido ao transporte, se fossem no caminhão seriam pisados e até mortos. Será que a vereadora já tentou fazer uma técnica de contenção em boi, para saber se não é necessário amarrar? Será que ela iria conversar com o boi, pedir ao boi para que ele ficasse quieto para o tratamento?”, disse Ravi.

Já existe um movimento nacional, que agora também ganha corpo no Piauí, de fortalecimento da lei de proteção aos animais. O movimento quer inclusive, o fim da vaquejada, já que o animal estaria sendo submetido a tratamento degradante e de sofrimento, na maioria dos casos, com o patrocínio de dinheiro público.

PI teresina protesto vaquejada 02

PI teresina protesto vaquejada 01

PI teresina protesto vaquejada 04

Fonte: Portal AZ

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.