Protetora é proibida de alimentar e castrar gatos comunitários em fábrica na zona norte do Rio

Protetora é proibida de alimentar e castrar gatos comunitários em fábrica na zona norte do Rio
Gatos estão sem água e comida. Foto: Reprodução do Facebook

“Esses gatos não são nossos, pare de alimentá-los que eles vão embora“. Essa frase foi dita para uma protetora que queria alimentar e castrar felinos que estão na fábrica da loja Taco, na zona norte do Rio. Pelo visto a loja desconhece as leis que protegem os pets comunitários, animais que estabeleceram com membros da população local onde vivem vínculos de afeto, dependência e manutenção. Uma delas é a lei estadual nº 6464 de 06 de junho de 2016, que altera a medida nº 4.808, de 4 de julho de 2006. (Confira no final da matéria a nota enviada pela empresa).

Segundo postagem nas redes sociais do resgatista Tony Resgate de Animais a situação é extremamente grave, “A Taco está impedindo a alimentação dos gatos. Pior, fechou o acesso dos gatos de forma que eles não recebam alimentação. De forma que fiquem presos sem comida e sem água. Indo contra a Lei municipal nº 6.435/18, Art 28-A. A protetora que os alimenta entrou em contato pedindo ajuda a Taco para castrar os gatos e eles disseram que os gatos não são deles e que se ela parar de alimentar eles vão embora. Ainda mandaram o advogado da empresa entrar em contato com a protetora… Tipo uma intimidação“.

O caso teve grande repercussão negativa nas redes sociais. Deixar um animal passar fome e sede é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020. E Tony acrescenta: “Só que a protetora tem uma causa por trás dela e a lei amparando. Vamos ser sinceros: uma empresa que não respeita os animais. Não merece ter clientes em um país, que segundo o IBGE, em 7 de cada 10 lares tem algum animal de estimação. As leis de proteção dos animais são conquistas da causa. Não podemos deixá-las cair em desuso. Precisamos cobrar“.

Denúncia do resgatista Tony. Foto: Reprodução do Facebook
Denúncia do resgatista Tony. Foto: Reprodução do Facebook

Infelizmente a cidade do Rio tem muitas colônias de gatos, pois eles procriam muito mais rápido do que os cachorros. É extremamente importante a conscientização sobre a castração dos felinos. A prefeitura tem uma campanha de castração de cães e gatos gratuita em postos municipais e no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Mangueira, para informações sobre agendamento, acesse o site da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais: https://www.rio.rj.gov.br/web/smpda ou se inscreva em http://saa.rio.rj.gov.br/AgendaPublico/Agendar.

A empresa nos respondeu em nota. Confira:

“Hoje acordamos com muitas mensagens sobre uma situação ocorrida dentro do escritório da TACO. Por isso, em respeito à todos, inclusive aos animais em questão, viemos a público esclarecer alguns pontos.

A TACO entende a importância da causa animal e não compactua com qualquer tipo de maus-tratos.

Aconteceu um grande mal entendido, que já foi resolvido. Recebemos em nossas dependências na manhã desta segunda-feira (20), o Coordenador de Resgate da Prefeitura Municipal @jackcalderini, onde ficou acordado a castração dos animais e a entrada dos protetores para alimentação dos gatos.

Recebemos também o contato da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), por meio do Secretário @marceloqueiroz11, para que nossas lojas sejam certificadas, por meio do Governo do Estado, com o selo #PetFriendly.

Reiteramos que os gatos que migraram de uma empresa que faz fundos a nossa, jamais foram maltratados em nosso estabelecimento, e continuaremos seguindo com nossa política, sempre em defesa dos animais.

A TACO informa ainda que no dia (04/10) onde se comemora o Dia Nacional dos Animais, lançará uma campanha em defesa aos animais e contra qualquer tipo de maus-tratos”.

Por Daniela Calcia

Fonte: Diário do Rio


Nota do Olhar Animal: Diferente do que a empresa disse, o Dia Nacional dos Animais acontece anualmente em 14 de março. No dia 4 de outubro se celebra o Dia MUNDIAL dos Animais. Que ela possa se redimir desse vexame ilegal com ações nas duas datas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.