Protetoras de animais e Polícia Civil formam rede para combate aos maus- tratos e DP recebe selo em Sapiranga, RS

Protetoras de animais e Polícia Civil formam rede para combate aos maus- tratos e DP recebe selo em Sapiranga, RS

A delegacia de Sapiranga recebeu no mês de agosto o selo Delegacia de Polícia Amiga dos Animais. A certificação é concedida pela Polícia Civil do RS e reconhece as unidades que fazem um trabalho de destaque em prol da causa animal. São 56 delegacias que possuem o selo.

Foi a vereadora Greici Medina quem teve a iniciativa para fazer a solicitação. “Assim que eu soube do selo, em abril de 2021, já busquei me informar e falar com a Polícia Civil, que é forte aliada nossa aqui em Sapiranga”, comenta.

O selo é um reconhecimento do trabalho da equipe policial e também proporciona uma divulgação das ações de combate contra os maus -tratos. “Estamos avançando nesse sentido, aprovamos o código de Proteção e Bem-Estar Animal no ano passado e agora conseguimos o selo. Tudo para melhorar o trabalho em rede que acontece aqui”, destaca Greici.

Rede de proteção segue em aperfeiçoamento

A rede de proteção e cuidados com os animais não é institucional, mas tem trazido resultados efetivos. “O trabalho da polícia é de fiscalizar o crime de maus-tratos, as denúncias, mas no momento de retirar o animal, não há um canil, por exemplo. Aqui em Sapiranga essa rede que estrutura o pós-denúncia já existe, graças ao trabalho dos protetores voluntários. Em dois anos, 95% dos animais que foram resgatados de situações de maus-tratos foram tratados ou encaminhados nos grupos de proteção animal”, explica a vereadora, que completa: “o selo é uma conquista não só para a delegacia, mas para toda a cidade, pois ele certifica que há uma equipe ativa e vocacionada para esse tipo de atendimento”.

Trabalho é de voluntariado

Os grupos de protetores de animais como o @linkanimalamparo são 100% voluntários e essa certificação da delegacia também é um diferencial para eles, como defende Amanda Zimmermann da Silva, protetora dos animais. “Este selo promove visibilidade para nós e para o nosso trabalho que não é simplesmente ‘ajudar’, é para que se cumpra uma lei que combate os maus-tratos. A polícia atuando nisso é um respaldo que precisamos e que, principalmente, eles [os animais] precisam nessa luta por direitos”.

Contato direto e garantia de anonimato

A inspetora e responsável pelo 4º Cartório da PC de Sapiranga, Mariane Gonçalves, destaca uma das medidas já adotadas no recebimento do selo DP Amiga dos Animais. “Temos um contato direto para as denúncias de maus-tratos em animais aqui na DP, isso agiliza o trabalho e evita a perda de informações de uma denúncia para a central, por exemplo. É importante que o denunciante descreva ou dê referências corretas do endereço. Garantimos o sigilo do denunciante, pois o WhatsApp é exclusivo para esta demanda”, orienta.

O contato da DP de Sapiranga para denúncias de crimes contra animais é o (51) 98600-4331.

Fonte: Jornal Repercussão

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.