Protetores alertam sobre envenenamento de animais em Bituruna, PR

No mês de maio de 2023, segundo registros de boletins de ocorrências, começou a primeira onda de envenenamento de animais em Bituruna. Neste período ocorreu a morte e/ou desaparecimento de cerca de 20 animais entre cães e gatos.
Porém, antes desta data, houve uma situação registrada por meio de boletim de ocorrência, de envenenamento de quatro animais entre os dias 23 a 29 de janeiro. Nesta situação, uma clínica veterinária emitiu um relatório informando o recebimento de muitas tentativas em contato para atendimento referente a envenenamentos de animais na área central da cidade. Um destes casos relatados pela equipe, trouxe a informação de que houve a prestação dos devidos socorros e o animal atendido, vomitou um pedaço de frango com um formato de um quadrado e nesse constava o veneno que ingeriu.
Passado mais algum tempo o genocídio tomou corpo, com um aumento significativo de número de casos entre os dias 26 de julho à 12 de agosto, conforme os relatos de protetores independentes e moradores, já foram mais de 200 animais envenenados, entre cães e gatos.
Tratavam-se a maior parte de cães comunitários, alimentados pela sociedade. Em um número menor também se apresentaram alguns casos de cães que se encontravam dentro dos pátios de seus tutores.
É o maior número de envenenamento já registrado em toda a região!
Vários órgãos públicos já estão tomando as medidas cabíveis, dentre eles a Delegacia de Polícia de União da Vitória e a Comissão de Direitos dos Animais da Subseção da OAB de União da Vitória.
A sociedade espera por uma resposta desse crime contra os animais, uma barbárie.
Fonte: Portal da Cidade União da Vitória