Protetores animais de Volta Redonda (RJ) passam por capacitação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

Protetores animais de Volta Redonda (RJ) passam por capacitação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

Protetores de animais de Volta Redonda passaram por uma capacitação técnica promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) nesta sexta-feira (3), no auditório da prefeitura. Eles receberam esclarecimentos sobre o Cadastro Municipal de Organizações Não Governamentais (ONG’s), Grupos de Proteção Animal e Protetores de Animais, junto à SMMA.

A capacitação foi ministrada pela Coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes. Durante o evento, eles receberam informações sobre como identificar e proceder em casos de maus tratos a animais; além de orientações do programa espaço de adoção ‘Família Animal’, promovido pela coordenadoria.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Miguel Archanjo da Rosa, agradeceu o trabalho dos protetores para a garantia do bem-estar animal. “O trabalho de vocês é muito importante para a cidade porque são as nossas aliadas na política ambiental. A nossa secretaria estava destruída e tivemos que buscar as melhores pessoas para atuar. A Alexsandra é uma delas. A Secretaria de Meio Ambiente está recuperando a sua força e temos realizado muito trabalho em relação aos animais. Encontramos mais de 300 solicitações que estavam atrasadas e sem equipe para atuar no campo. Mas com esforço conseguimos mudar essa situação e zerar as demandas”, explicou.

Protetores credenciados e responsáveis

Todos os protetores capacitados deverão receber uma carteirinha de identificação. Essas pessoas estão autorizadas e habilitadas para doação em Volta Redonda, independente do local. Toda adoção deverá contar com pelo menos um protetor para ser responsável pelo evento. Eles também têm a obrigação de orientar e coibir qualquer prática de venda de animais, assim como maus tratos e abandonos no município.

Uma das protetoras participantes do evento, Ana Lúcia Campra, do grupo Protetora Independente, comentou sobre a capacitação. “A importância (da capacitação) é a gente saber quem procurar, quem cuida do quê? Como o protetor deve acionar para resolver a emergência. Eu cuido de 18 animais que retirei das ruas e sabemos que adoção não é somente dar ração. Envolve recursos para medicação, ida ao veterinário, ambiente, vacinas, tosa. Um cachorro é igual uma criança que vai crescer. Primeiro temos que socorrer, salvar a vida do animal, e depois acionar o órgão responsável”, apontou.

Estiveram presentes as protetoras e representantes dos grupos “Anjos e Protetoras”, “Amor em Pelos”, “Patinha Feliz”, “Cuidar e Castrar é Amar”, “Cia Animal”, “Cantinho do Céu”, “ONG SPA (Sociedade Protetora dos Animais” e “Protetora Independente”.

Fonte: Diário do Vale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.