Protetores de animais fazem manifestação em frente à Prefeitura de Foz do Iguaçu, PR

Protetores de animais fazem manifestação em frente à Prefeitura de Foz do Iguaçu, PR
Protesto foi realizado nesta segunda-feira (12), em Foz do Iguaçu. — Foto: Roberto Wolfart/RPC

Protetores de animais fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, nesta segunda-feira (12).

VÍDEO: Protetores de animais fazem manifestação em Foz do Iguaçu.

Conforme os organizadores, eles pedem que a prefeitura agilize na distribuição de ração e pelo retorno das castrações. Cerca de 50 pessoas participaram do ato.

Os manifestantes pedem ainda que a diretoria de Bem-Estar Animal verifique as denúncias de maus-tratos recebidas.

“Quando se falou em criar uma diretoria de bem-estar animal, a principal reivindicação das protetoras de Foz do Iguaçu é de que a diretoria verificasse as denúncias de maus-tratos, porque existe um número muito grande aqui em Foz do Iguaçu e são recorrentes. Como é que vamos ter uma diretoria que diz que é de bem-estar animal que não verifica denúncias de maus-tratos?”, disse a protetora e organizadora da manifestação, Elisa de Fátima Vargas.

O movimento não atrapalhou o trânsito e foi pacifico. Os protetores seguravam cartazes com as reivindicações.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal, Noeli Cassini, o número de cães e gatos abandonados aumentou 50% durante a pandemia, em Foz do Iguaçu.

O conselho calcula que cerca de dois mil animais estão sob os cuidados de protetores. Há 62 protetores de animais cadastrados na cidade.

Protetores pedem por maior fiscalização nas denúncias de maus-tratos, em Foz do Iguaçu. — Foto: Roberto Wolfart/RPC 
Protetores pedem por maior fiscalização nas denúncias de maus-tratos, em Foz do Iguaçu. — Foto: Roberto Wolfart/RPC

O que diz a prefeitura?

A diretoria de Bem-Estar animal informou que vai começar, a partir de terça-feira (12), a vistoria nas casas dos protetores de animais e que está avaliando a possibilidade legal de entregar uma parte da ração juntamente com o termo de vistoria.

Em relação às castrações, a diretoria disse que, nos próximos dias, deve ser homologada a contratação da empresa que fará os procedimentos cirúrgicos nos animais.

Conforme a diretoria ainda, sobre as denúncias de maus-tratos, o setor está oficializando junto com a Secretaria Municipal da Fazenda um fiscal para atuar de acordo com as determinações do grupamento de defesa ambiental.

Por Roberto Wolfart

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.