Protetores de animais podem ter prioridade em serviço público de Valinhos, SP

Protetores de animais podem ter prioridade em serviço público de Valinhos, SP

Os protetores e cuidadores de animais da cidade de Valinhos terão prioridade no atendimento público emergencial, avaliação clínica, vacinação antirrábica e esterilização gratuita realizados pelo município.

Os benefícios estão previstos em um projeto de lei aprovado anteontem pelos vereadores com o objetivo de facilitar o trabalho das pessoas que voluntariamente cuidam de animais abandonados e vítimas de maus tratos.

“Valinhos ainda não tem estrutura pública para acolher estes animais, por isso o trabalho dos voluntários é tão importante”, explica Mônica Morandi (PDT), vereadora autora do projeto. “E os custos para esses cuidadores são muito grandes”, afirma ela que também participa de um grupo de resgate e cuidados. O grupo tem atualmente uma dívida que ultrapassa R$18 mil em cuidados médicos.

De acordo com a vereadora, não há estimativa do número de cães abandonados em Valinhos, mas apenas na entidade que participa, há cerca de 40 cães e gatos em lares temporários para serem adotados.

O projeto de lei ainda segue para sanção do prefeito Orestes Previtale (MDB). A prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que o texto ainda será analisado, especialmente quanto às questões legais e à possibilidade de geração de despesas para o município

Por Rose Guglielminetti

Fonte: Blog da Rose

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.