Protetores de SC terão prioridade para castração de animais abandonados
Os cuidadores de Santa Catarina poderão cadastrar os animais abandonados sob seus cuidados, garantindo prioridade em programas estaduais de castração, vacinação e atendimento emergencial. O direito será assegurado por uma nova lei estadual, que foi aprovada pela Assembleia e agora está em fase de regulamentação.
A norma vai contemplar pessoas físicas ou jurídicas que realizem o acolhimento e os procedimentos necessários para garantir a saúde dos animais. O trabalho dos cuidadores envolve o resgate dos animais e todo o processo para deixá-los aptos para adoção responsável.
O cadastro será feito com o CPF do protetor, junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae). Os cuidadores deverão informar dados pessoais, endereço do local de acolhimento e residência, além de assinar um termo de responsabilidade. Também será necessário apresentar uma carta de recomendação de duas testemunhas que conheçam o cuidador e confirmem sua capacidade e interesse em cuidar dos animais. Assim que a lei for regulamentada o site do serviço deve ser divulgado.
Por Ana Júlia Kamchen (sob supervisão da jornalista Fran Marcon)
Fonte: Diarinho