Protetores organizam feira de adoção para cães e gatos de idosa espancada em São Leopoldo, RS

Dona Marina, de 80 anos, está internada no hospital; ela cuidava de cerca de 90 animais abandonados.
Organizações não-governamentais e entidades protetoras de animais estão organizando uma feira de adoção para encontrar um lar para cerca de 70 cães e 20 gatos que eram cuidados por uma idosa de São Leopoldo. A mulher, de 80 anos, foi espancada durante um assalto no último domingo (1º) e está internada no Hospital Centenário com fraturas na face. Vizinhos e amigos se revezam para alimentar os animais, muitos ainda filhotes.
Marina Candida Pereira, ou somente Dona Marina como é conhecida na vizinhança, vive sozinha e cuida dos cães e gatos que são abandonados pelo bairro Campestre. De acordo com o vizinho e também engajado na causa animal, o fotógrafo Luciano Stabel, o abandono de animais é algo comum no bairro e muitos deixam os cães e gatos, ainda filhotes, em frente à casa da idosa porque sabem que ela irá cuidar. Ele lembra que várias pessoas a ajudavam com ração, veterinário e até castração dos animais, mas que o local não suportava tantos bichos.
“Quando deixei de ajudá-la no ano passado, ficaram 32 cães, apenas dois não castrados (um muito velho e outro muito doente), todos os outros estavam castrados. Quando deixei, junto com a ONG Meu Gato Vira Lata, de frequentar a casa dela, nem prefeitura, nem ninguém mais da causa animal apareceu. Evidentemente a coisa desandou”, disse em seu Facebook.
Sozinha em casa
Dona Marina estava sozinha em casa no dia do assalto. O vizinho chegou até ela após ouvir os gritos de socorro. Ao chegar na casa, encontrou a idosa amarrada e com ferimentos na face. Ela foi espancada no rosto e teve os dentes quebrados. Ela foi levada para o Hospital Centenário, onde está internada em estado regular e sem previsão de alta.
Conforme a ocorrência registrada da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, a vítima não soube explicar o que ocorreu, mas conseguiu dizer que mais de uma pessoa teria invadido a casa dela, referindo-se a alguém como “Alemão”. Ainda conforme a ocorrência, a mulher disse que R$ 100 foram roubados dela.
A feira
A feira de doação está prevista para ocorrer no próximo sábado das 9h às 16 horas, na Rua Conceição esquina com a Rua Independência, em São Leopoldo. A ação, segundo Luciano, é esforço conjunto do Fotógrafo Protetor, Meu Gato Vira Lata, Ondaa, Ong Paar, Projeto Vida (da Elaine Flores de Souza), Tamara Moutinho Hospedagem, Renata Wolff e Secretaria de Preservação Ambiental (Sempa). “A Sempa se comprometeu em dar o suporte veterinário necessário”, afirmou.
“O problema da Marina não é um problema do grupo A ou B, da ONG A ou B, ou da prefeitura, é um problema de toda cidade de São Leopoldo.”
Mais notícias
{module [427]}
{module [425]}