Protetores precisam de doações para continuar ajudando animais resgatados nas ruas de Palmas, TO

Protetores precisam de doações para continuar ajudando animais resgatados nas ruas de Palmas, TO
ONGs pedem doações de ração para ajudar animais abandonados — Foto: Reprodução

Voluntários de Palmas que atuam na proteção de animais de rua estão pedindo doações. É que na capital não há um abrigo público para cães e gatos abandonados e os bichos ficam sob cuidados de Organizações Não Governamentais (ONG’s). Com as despesas altas, os protetores pedem ajuda financeira para continuar o trabalho. Entre as principais necessidades estão a compra de sacos de ração e custeio de castrações. (Veja o vídeo)

VÍDEO: Protetores precisam de doações de ração para continuar ajudando animais resgatados

Lilian Castilho é uma das protetoras da ONG Alquimia. O projeto oferece lar para animais que estavam em situação de rua.

“Eu me sinto muito bem. Costumo dizer que fazer o bem faz bem. Por maior que sejam as dificuldades financeiras que a gente tem passado, principalmente neste período de pandemia, você vê o amor que os animais têm por mim e por nós todas que trabalhamos no projeto. Então é acolhedor”, disse Lilian.

Atualmente 45 animais estão no local. Só que com o aumento do valor da ração somado a outros gastos, como atendimento veterinário e higienização do local, está cada vez mais difícil pagar as contas. Por causa das dificuldades, muitas Ongs não conseguem mais acolher novos animais.

“Não é só ração. Tem medicação, tratamento. Principalmente castração. Esse é o nosso grande foco. É a grande pendência em Palmas”, disse a protetora.

Em Gurupi, no sul do estado, um grupo de 12 protetoras cuida de cerca de 340 animais de forma totalmente voluntária, contando apenas com doações. Sem condições de levar mais animais para casa, mas dedicada em ajudar outros bichos, Lilian Salinas faz o que pode. Ela sai com água e ração para deixar em pontos estratégicos da cidade.

“Alimento em casa, em lar temporário, mais ou menos 16 gatos. Também alimento gatos de rua e cachorros. Nosso custo é muito alto com ração todos os meses. Nós alimentamos, castramos, cuidamos quando [o animal] aparece doente. Às vezes jogam o animal lá”, disse.

Segundo Lilian, para alimentar todos os cães e gatos, o grupo compra uma tonelada de ração por mês.

Animais resgatados estão precisando de ração — Foto: Reprodução
Animais resgatados estão precisando de ração — Foto: Reprodução

O Instituto Amiguinhos de 4 Patas também precisa de ajuda para continuar resgatando animais doentes e que foram vítimas de maus-tratos.

“Estamos com muitos animais. Precisamos também de ração e material de limpeza. Se cada um doar um pouquinho a gente consegue”, pediu a Françoaise Nunes, que é presidente da Ong.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.