Protetores procuram cão ferido fotografado na Cohab I, em Belo Jardim, PE

Protetores procuram cão ferido fotografado na Cohab I, em Belo Jardim, PE

Um cão foi vítima de maus-tratos no bairro Cohab I, em Belo Jardim, no Agreste pernambucano.

O fato aconteceu nesta segunda-feira (29), segundo populares, os maus tratos a animais nas imediações já são rotineiros.

O culpado da ação maldosa não foi encontrado, mas em apoio a ONG Laika Vitae e a todos os protetores envolvidos na causa animal, pedimos a você que encontrar o cachorrinho que foi vítima de maus-tratos, ajude a capturá-lo, pois o mesmo precisa de cuidados.

O animal está nas imediações do bairro da Cohab I. Orientamos a quem puder ajudar, ao avistar o animal, tente abordá-lo sutilmente, amarre-o e entre em contato com a ONG Laika Vitae, através do número (81) 9 8918-8628.

Realmente é muito triste saber que atrocidades com animais ocorrem a todo momento. É por isso que a PEA foi criada. Para conscientizar as pessoas e orientá-las a denunciar esse tipo de atitude. E a melhor forma para isso é divulgar a todos os seus contatos sobre a realidade. Quando as pessoas tomam conhecimento das crueldades a que são submetidos os animais, seja para a indústria de vestuário, seja na cosmética, no entretenimento ou para a alimentação do ser humano, acaba por tomar atitudes em prol dos animais, deixando antigos hábitos de lado. Conscientização é a chave de tudo! É a melhor maneira de combater os crimes contra animais.

A PEA pede que seus ativistas, ao presenciar qualquer ocorrência ou emergência com animais que exija intervenção, tomem o caso para si e ajam pessoalmente de forma imediata. Muitas vezes perde-se muito tempo na procura por ajuda ou no aguardo de que outros tomem providências. Ocorrências com animais normalmente são emergenciais. A PEA não tem abrigos e não faz resgate de animais.  Qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal deverá ser denunciado na Delegacia de Polícia.

Aconselhamos que os casos de flagrante de maus-tratos e/ou que a vida de animais estejam em risco, acione a Polícia pelo 190 e aguarde no local até que a situação esteja regularizada. A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime de comina as penas. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos.

Sempre denuncie os maus-tratos. Essa é a melhor maneira de combater os crimes contra animais. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. Deve haver testemunha, fotos e tudo que puder comprovar o alegado. Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania. Ameaça de envenenamentos, bem como envenenamentos de animais, também podem e devem ser denunciados.

Exemplos de Maus-Tratos

– Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
– Manter preso permanentemente em correntes;
– Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
– Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
– Deixar sem ventilação ou luz solar;
– Não dar água e comida diariamente;
– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
– Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força(*);
– Capturar animais silvestres;
– Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
– Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..

Outros exemplos estão descritos no Decreto Lei 24.645/1934, de Getúlio Vargas.

Fonte: Dia a Dia Belo Jardim via Belo Jardim Sempre


Nota do Olhar Animal: (*) Obrigar um animal a trabalhar, mesmo que de acordo com suas forças é um abuso, crime previsto em lei mas ignorado pelas autoridades em nome dos “Usos e costumes”.

Difícil entender porque quem fotografou no mínimo já não encaminhou o cão para receber cuidados da ONG.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.