PUC do PR avalia animais acima do peso

PUC do PR avalia animais acima do peso

PR curitiba obesidade fat dog

Muitas pessoas não sabem, mas a obesidade é a principal doença nutricional que acomete cães e gatos e é caracterizada pelo excesso de gordura corpórea. Diante disso, a PUCPR promove o “Obesidade em animais domésticos”.

O encontro avaliará animais de companhia (cães e gatos) que estão acima do peso por meio de testes gratuitos de observação, pesagem e glicemia (glicose no sangue). A avaliação será com professores na próxima segunda-feira (9), às 19h, na PUCPR – em frente do anfiteatro Tristão de Ataíde – no bloco amarelo. Na ocasião, das 20h às 21h30, também acontecerá uma palestra para discutir sobre o tema. 

Mais do que estar acima do peso, a obesidade também estimula para que outras doenças apareçam no animal. “Também é um importante fator de risco para o surgimento da diabetes mellitus, doenças ortopédicas, afecções do trato respiratório e urinário”, explica a professora do curso de Medicina Veterinária Carolina Zaghi Cavalcante Hendges.

A falta de exercícios físicos é uma das principais causas para a manifestação da doença, que se desenvolve quando a energia ingerida é maior do que a energia gasta por longos períodos de tempo. No entanto, a idade é outro fator que contribui para a obesidade; quanto mais idoso é o animal, menor é o seu metabolismo e com isso maior é o risco do animal tornar-se obeso.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico acontece com base na avaliação física do paciente, pesagem do animal e comparação com peso ideal para cada raça, fórmulas semelhantes ao IMC humano ou por métodos de diagnóstico por imagem que calculam o percentual de gordura corpórea.

Para tratamento é realizado um cálculo da necessidade de caloria que o animal precisa ingerir diariamente é estipulada uma dieta específica para animais obesos. “Além disso, para que o animal perca peso é necessário aumentar o gasto energético, e a melhor maneira é através de exercícios físicos”, aponta a professora.

Serviço

Encontro sobre “Obesidade em animais domésticos”.
Data: 09/06 (segunda-feira)
Local: saguão em frente do anfiteatro Tristão de Ataíde – no bloco amarelo, térreo – PUCPR
Horário: das 20h às 21h30
Inscrições: 3271-1400 ou [email protected]
Vagas limitadas

Fonte: Paranashop

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.