Quase ¼ das castrações agendadas no primeiro quadrimestre de 2022 em São Sebastião (SP) não aconteceram por faltas da população

Quase ¼ das castrações agendadas no primeiro quadrimestre de 2022 em São Sebastião (SP) não aconteceram por faltas da população
Crédito: Beto Silva I Depcom \ Pmss

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU), solicita à população que não deixe de levar os cães e gatos para castração nas datas e horários agendados. Somente este ano, das 600 vagas ofertadas para cirurgias de esterilização, 142 foram perdidas pelo não comparecimento das pessoas agendadas, o que representa quase um quarto do total.

Antes da castração, o animal passa por um pré-operatório que inclui jejum absoluto por, no mínimo, 10 horas, o que impede que outro pet ocupe a vaga remanescente. Por isso é importante que, ao fazer a inscrição do cão ou gato, o munícipe tenha certeza de que poderá comparecer, para que não ocupe a vaga de uma pessoa que esteja aguardando para realizar a cirurgia em seus animais.

As faltas também impactam os serviços prestados pela equipe do CCZ, que desempenha funções como investigações de focos de zoonoses e averiguações de denúncias, entre outras.

As cirurgias de esterilização são realizadas diariamente, em dias úteis, na sede do CCZ, à Avenida Dario Leite Carrijo, n° 2.598, bairro Jaraguá. O agendamento dos animais pode ser feito pessoalmente ou pelo telefone (12) 3861-2555, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário residir em São Sebastião.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Nota do Olhar Animal: O fato mostra a importância da ação de conscientização e sensibilização da população, bem como a necessidade de descentralização do serviço de castração, por exemplo, com a utilização de castramóvel.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.