Quase 200 aves são resgatadas de cativeiro no Parque Meia Lua em Jacareí, SP

Quase 200 aves são resgatadas de cativeiro no Parque Meia Lua em Jacareí, SP
Cerca de 100 aves são resgatadas de cativeiro no Parque Meia Lua em Jacareí — Foto: Henrique Pedreiras/ TV Vanguarda

A Polícia Ambiental apreendeu cerca de 200 aves silvestres mantidas em cativeiro na manhã desta terça-feira (12) em uma casa no Parque Meia Lua em Jacareí (SP). Entre os animais encontrados estavam aves das espécies Tico-Tico-Rei e Pixoxó, que estão ameaçadas de extinção.

Os policiais informaram que receberam uma denúncia anônima sobre uma casa que era usada para manter aves silvestres em cativeiro. Foi emitido um mandado de busca e apreensão e uma equipe da polícia foi até a residência para fiscalizar na manhã desta terça.

No local, a polícia encontrou 176 aves, que além de estarem em cativeiro, também estavam em situação que configura maus-tratos. O morador não tinha licença do Ibama.

As aves estavam presas em gaiolas apertadas, sujas, algumas com ferimentos, e nem todas tinham água e alimento disponível na gaiola para consumo.

Cerca de 100 aves são resgatadas de cativeiro no Parque Meia Lua em Jacareí. — Foto: Henrique Pedreiras/ TV Vanguarda

O responsável pelo local foi autuado e levado para a Polícia Federal de São José dos Campos. Ele poderá responder por crime ambiental e adulteração de anilhas.

Os animais apreendidos foram apresentados também na Polícia Federal e depois encaminhados para o Ibama de Lorena, onde receberão os cuidados necessários.

Mais de 100 aves são resgatadas de cativeiro em Jacareí. — Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.