Quase 400 barbatanas de tubarão ilegais apreendidas em restaurante de frutos do mar do Texas

Quase 400 barbatanas de tubarão ilegais apreendidas em restaurante de frutos do mar do Texas
CatwalkPhotos/Shutterstock

Quase 400 barbatanas de tubarão ilegais foram encontradas em um restaurante do Texas depois que as autoridades descobriram uma pista, apesar da proibição do estado à venda e posse de barbatanas de tubarão.

Os guardas de caça do Texas buscaram uma pista sobre a possível carne ilegal de tubarão em um restaurante de frutos do mar de San Antonio. Em uma descoberta comovente, eles encontraram 381 barbatanas de tubarão inteiras e mais 29,2 quilos de carne de barbatana de tubarão em um freezer comercial.

Kevin Winters, um guarda de caça do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas, disse ao The Washington Post que a maioria das barbatanas veio de tubarões de pontas negras, comuns no Golfo do México. Oceana, um grupo de conservação, diz que esses tubarões não estão ameaçados de extinção como a maioria das outras espécies de tubarões, mas ainda não confirma isso.

De acordo com uma postagem no Facebook do Texas Game Wardens, nenhuma prisão foi feita e o caso ainda está pendente contra os donos do restaurante. Todas as barbatanas de tubarão foram apreendidas como prova.

A remoção da barbatana de tubarão é uma prática absolutamente cruel. Tubarões vivos são capturados e têm suas barbatanas cortadas antes de jogar o resto do animal de volta ao mar, onde lentamente morre uma morte traumática e dolorosa. As barbatanas de tubarão são o principal ingrediente da sopa de barbatana de tubarão, muito prevalente na China e em Hong Kong.

Segundo a Oceana, estima-se que 73 milhões de tubarões sejam assassinados anualmente e utilizados no comércio global deste produto. Um estudo de 2018 sobre Política Marinha descobriu que a caça de tubarões por suas barbatanas levou a um declínio populacional de até 90%.

As descobertas foram em parte graças ao seu ajudante de quatro patas, Bailey, que farejou as barbatanas de tubarão junto com conchas de tartarugas marinhas, pargo vermelho, pomba e ostras.

A remoção da barbatana de tubarão é ilegal nas águas dos Estados Unidos, mas a prática ainda é permitida em outros lugares. Embora seja ilegal fazer barbatanas nos EUA, o comércio de barbatanas de tubarão não é. 13 estados, incluindo o Texas, proibiram a venda e posse dos produtos.

Mais de 400 tubarões tiveram que morrer pela carne que este restaurante tinha, o que é inaceitável. Em perigo ou não, não temos o direito de usar e abusar desses animais sencientes como quisermos. Ativistas e conservacionistas têm feito lobby para que o Congresso aprove a Lei de Eliminação de Vendas de Barbatanas de Tubarão para fechar os marcadores nos Estados Unidos para o comércio global de barbatanas de tubarão. Assine esta petição para dizer ao Congresso para reintroduzir e aprovar a Lei de Eliminação de Vendas de Barbatanas de Tubarão para salvar os tubarões!

Por Hailey Kanowski / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.