Quase 60 pássaros são apreendidos em Governador Mangabeira, BA

Quase 60 pássaros são apreendidos em Governador Mangabeira, BA

BA GovernadorMangabeira passaros

Quase 60 pássaros foram apreendidos na zona rural de Governador Mangabeira (137 km de Salvador) nesta quinta-feira, 8, segundo denúncia da ambientalista Telma Lobão. A Operação ‘Pássaro Livre’ foi realizada pela polícia civil.

Os animais, que valem de R$ 300 a R$ 5 mil, foram encontrados em posse de Antônio Carlos Santos Maturino, 62 anos, acusado de tráfico de animais. A polícia chegou à casa dele depois de denúncia feita por moradores locais, que tiveram animais roubados por Antônio. Segundo nota de Telma, o homem capturava os pássaros nas redondezas, comprava e vendia.

Ainda segundo a ambientalista, as gaiolas estavam cheias de fezes, sem comida nem água. Além disso, os pássaros ficavam em ambiente sujo e escuro, uma técnica conhecida pelos traficantes para amansar os animais. Dentre as espécies apreendidas, havia Sabiá, Caboclinho, Sanhaço Azul, Estevão Viuvinha, Para Capin, Jandaia e Maitaca.

O acusado foi levado para a delegacia e deve responder pelos crimes de maus-tratos e venda de animais em liberdade. Ele não será detido pois não apresenta risco à sociedade perante a lei. A soltura dos bichos foi feita na Pedra do Cavalo, em Cachoeira, que fica a 10 km de Governador Mangabeira.

Fonte: A Tarde

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.