Quatro cães são encontrados mortos no interior de um furgão em cidade espanhola

Quatro cães são encontrados mortos no interior de um furgão em cidade espanhola
O sobrevivente chegou à Associação Protetora de Jaca com sintomas de desnutrição e desidratação. (Imagem: Associação Protetora de Jaca)

A Guarda Civil investiga uma descoberta macabra no interior de um furgão em Sabiñánigo, na Espanha. Dentro do veículo estavam os cadáveres de quatro cães e um quinto que foi resgatado com vida. O sobrevivente, da raça Husky, foi levado ao centro da Associação Protetora de Animais de Jaca para que pudesse se recuperar. Chegou em péssimo estado, desnutrido e desidratado, com evidências claras de que não comia nem bebia nada por vários dias.

O fato foi descoberto no dia primeiro. O furgão estava estacionado na avenida de Sardas havia vários dias. Ao que parece, o ruído que o sobrevivente fazia ou o mau cheiro que saía do interior despertaram as suspeitas. Algumas fontes comentaram que este animal estava solto dentro do veículo, não se sabe se porque conseguiu escapar, e os outros estavam presos em jaulas.

A Polícia Local de Sabiñánigo interveio no caso, e foi a primeira a receber o aviso, mas logo passou para a Guarda Civil, competente para investigar este suposto caso de maus-tratos a animal. Estão realizando-se indagações para encontrar o proprietário ou o condutor do veículo, já que poderia ser de aluguel.

A Guarda Civil, com o furgão onde estavam os cães. (Imagem: Carlos Blas)

A associação protetora de Jaca descreveu o evento como “assustador”. A presidente, Susana Ara, explicou que trouxeram o cão, que chamaram de Alba, lá pelas cinco e meia da tarde. Apresentava “condições deploráveis”. “É uma fêmea, de 4 ou 5 anos, e estava extremamente magra, desnutrida, desidratada e muito suja. Demos vermífugo e banho, e demos comida e água porque estava morta de fome e de sede”.

Susana Ara desconhecia o ocorrido no furgão, só sabia que Alba é a sobrevivente do evento e, pelo seu estado, permaneceu vários dias sem receber nenhum tipo de cuidado.

Por  María José Villanueva / Tradução de Alice Wehrle Gomide 

Fonte: Heraldo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.