Quatro elefantes do Palácio Real de Mysore serão reabilitados em Gujarate, na Índia

Quatro elefantes do Palácio Real de Mysore serão reabilitados em Gujarate, na Índia

Quatro das seis elefantas do Palácio Mysore, na Índia, serão transferidas para um centro de reabilitação em Gujarate. Os elefantes estão abrigados dentro do Palácio e são cuidados pela antiga família real Mysore. 

Altos funcionários florestais do Centre and Wildlife Protection Fund enviaram uma carta sobre o assunto à Representante da Conservação de Florestas (DCF), Kamala Karikalan. Assim, as elefantas Seetha, Ruby, Gemini e Rajeshwari serão realocadas, enquanto Chanchala e Preethi permanecerão no Palácio.

A decisão foi tomada tendo-se em mente a saúde das elefantas, que estão abrigados dentro do Palácio há décadas. As elefantas não têm companheiros machos, e manter um olho constante em sua saúde tem se tornado uma tarefa difícil.

Ao confirmar isso ao site Star of Mysore, Kamala Karikalan disse que o Centro afirmou que é necessária a apresentação de um relatório sobre a saúde de todas as seis elefantas. “Dr. V. Karikalan terá que certificar a condição de saúde dos animais e escreverá um documento a esse respeito”, disse ela.

Quatro elefantes do Palácio Real de Mysore serão reabilitados em Gujarate

Resgatadas do circo Gemini

As elefantas foram resgatadas do circo Gemini décadas atrás, seguindo uma ordem judicial. Ativistas dos direitos dos animais haviam solicitado ao Tribunal, quando alegaram que as elefantas eram torturadas em nome do entretenimento. O Tribunal ordenou ao Departamento florestal que assumisse as elefantas.

Seguindo a ordem judicial, o então descendente da família real Mysore, Srikantadatta Narasimharaja Wadiyar, havia se oferecido para cuidar das elefantas e, consequentemente, elas foram enviadas para o Palácio. As elefantas eram uma das principais atrações turísticas dentro do Palácio e eram usadas para o “safári de elefantes”, onde os turistas tinham a oportunidade de montá-las e experimentar a realeza.

Em março de 2017, Pramoda Devi Wadiyar havia pedido ao Departamento Florestal para retirar três elefantas devido a inconvenientes administrativos, pois haviam problemas com alguns funcionários que não estavam fazendo um trabalho adequado de cuidar dos animais.

Embora muitas cartas tenham sido trocadas entre Pramoda Devi Wadiyar e o Departamento florestal, as elefantas permaneceram no Palácio devido a questões burocráticas e outros fatores. Agora, Pramoda Devi consentiu a decisão do governo para transferir as elefantas.

É preciso algo entre 9.500 e 11.000 dólares para manter um elefante todos os meses. O salário de mahouts e kavadis (cuidadores/treinadores de animais da região especializados em elefantes) é de US$ 550 por funcionário e resulta em US$ 3.300 no total todo mês. Também existem outros requisitos como alimentação, medicação e saúde em geral.

Tradução de Bruno Fontanive

Fonte: Star of Mysore

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.