Quatro elefantes resgatados de circo na Índia terão que retornar à escravidão sob a grande tenda

Quatro elefantes resgatados de circo na Índia terão que retornar à escravidão sob a grande tenda

Por Veronica Chavez / Tradução de Carla Lorenzatti Venturini

Os elefantes são alguns dos animais mais incríveis que existem na Terra. Eles são altamente inteligentes, emotivos, possuem senso de família, e, apesar de seu enorme tamanho, são graciosos! Infelizmente, sua linda presença é tão respeitável que eles são frequentemente explorados e utilizados em circos. Até porque, se ver os elefantes simplesmente caminhando já é maravilhoso, o que poderia ser mais impressionante do que vê-los fazendo truques?

Porém, a realidade é que os elefantes não nascem sabendo como dançar ou girar bambolês com suas trombas. Eles têm que aprender esses truques e seu treinamento é tudo menos agradável. Para obedecer aos comandos, os elefantes devem basicamente apanhar em submissão para que eventualmente sintam medo de seus “mestres” e percam a vontade de lutar contra. Para fazer isso, os treinadores usam dolorosos bastões com pontas de ferro (bullhooks) que garantem que os elefantes não se manifestem. Assim que estão completamente submissos, os elefantes são sujeitos a se apresentarem por horas sem fim e quando não estão se apresentando eles estão  simplesmente acorrentados como propriedade.

A vida no circo não é vida para um elefante, para não dizer coisa pior.

Quatro elefantes resgatados circo

Felizmente, há quem se preocupe com essa questão e trabalhe duro para libertar esses animais de sua cruel condição de cativeiro. Por exemplo, este ano, a Wildlife SOS (SOS Vida Selvagem) teve sucesso ao resgatar de condições desumanas quatro elefantes na Índia. Eles eram parte de um grupo de mais de sessenta animais que a Wildlife SOS estava pretendendo resgatar.

Pasmem, após apenas alguns meses de paz em um santuário, a justiça decidiu revogar a sua decisão, o que significa que esses elefantes serão forçados a, na verdade, voltar ao circo! É isso mesmo, após anos e anos de abuso e muito próximos da verdadeira paz e relaxamento, esses animais serão devolvidos a uma vida horrível de crueldade e dor. Isso a menos que as pessoas que estão forçando tal decisão sejam impedidas!

Após ouvir sobre essa horrível anulação da decisão original da justiça, a Wildlife SOS rapidamente criou uma petição para salvar essas pobres criaturas. Considerando a idade desses elefantes (25, 35, 41 e 52) e os problemas físicos e mentais que enfrentam devido aos traumas que já passaram, a Wildlife SOS tem certeza de que o retorno ao circo será absolutamente devastador para esses animais.

O veterinário de elefantes Dr. Yaduraj Khadpekar disse: “Os elefantes machucados e cegos tiveram um pequeno gostinho da liberdade. Todos os esforços em provê-los de cuidados médicos e tratamento serão perdidos se eles forem devolvidos ao circo”.

Nós concordamos completamente. Esses elefantes não estão em forma para a vida exaustiva de circo (não que alguma vez eles tenham estado). Após tudo o que esses elefantes tiveram que passar, o mínimo que nós poderíamos fazer é provê-los de cuidados médicos e um pouco de compaixão. Apesar dos proprietários de circos quererem que você acredite nisso, os animais não são nossos para possuí-los e explorá-los para entretenimento. Eles são criaturas com personalidade própria e sentimentos e merecem viver em paz.

Se você concorda, considere assinar a petição da Wildlife SOS para libertar esses animais preciosos!

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.