Quatro gatos surgem mortos misteriosamente em terreno de estudante de Chapecó, SC

Quatro gatos surgem mortos misteriosamente em terreno de estudante de Chapecó, SC
Um dos gatos apareceu muito ferido nesta quinta-feira (15). – Foto: Arquivo Pessoal/ND

A estudante de enfermagem Luana Gonçalves denunciou a morte de quatro gatos no período de dois meses em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. Os animais aparecem misteriosamente no terreno da casa em que mora no bairro Passo dos Fortes. O mesmo já aconteceu no terreno do vizinho.

De acordo com Luana, os gatos são de rua e aparecem com ferimentos semelhantes a furos ocasionados por espingarda de pressão. “É uma crueldade muito grande o que fazem com esses animais. Já amanhecemos com a área de casa cheia de sangue de alguns gatos que morrem por aqui”, conta.

Além dos gatos, a estudante alega que denunciou à Ouvidoria da Prefeitura de Chapecó e ao NAPA (Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais) os maus-tratos a cães. Ela aguarda uma resposta dos órgãos.

A coordenadora do NAPA, Ana Triantafyllou explica que as denúncias em casos de maus-tratos a animais devem ser feitas pelo aplicativo Chapecó Digital, no item manifestação/NAPA maus-tratos. “As denúncias são averiguadas, mas é preciso elementos de provas como fotos e vídeos para comprovar o crime”, explica.

Crime

O abandono é considerado crime de maus-tratos contra animais. Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés sancionou a lei que proíbe corrida de cães e abandono de animais domésticos.

Flagrante de abandono

Um flagrante de abandono de uma cadela também chocou os amantes dos animais em Chapecó. O vídeo foi publicado pela página da ONG Amigo dos Bichos e gerou revolta. As imagens mostram uma pessoa abrindo a porta de um carro e largando o animal na rua.

Na sequência, a cadela tenta dar a volta no carro, aparentemente para entrar, mas o veículo arranca e deixa o animal perdido na rua. O abandono ocorreu na Avenida Nereu Ramos, entre os bairros Palmital e Seminário, uma movimentada via da cidade.

A cadela foi abandonada na rua. – Foto: Reprodução/Internet/ND
A cadela foi abandonada na rua. – Foto: Reprodução/Internet/ND

“Não sei se é pior largar na rua ou ela pertencer a uma família que a maltrata… sinceramente, as pessoas estão sem coração!”, comentou uma seguidora da página da ONG no Instagram.

“Punição é a única solução, pois estão acostumados em fazer crueldade e ficarem sem responder pelos atos”, acrescentou outra.

Encontrada e salva

Mais tarde, os voluntários publicaram um novo vídeo mostrando que ela foi encontrada, recolhida e levada a uma clínica veterinária para tomar banho, vermífugo, antipulgas e ser castrada.

A ONG ainda pediu ajuda para custear as despesas, mas principalmente um novo lar. O animal tem cerca de cinco anos e é de porte pequeno. Os interessados em ajudar podem transferir qualquer valor no PIX 08.766.547/0001-04. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Polícia Civil.

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.