Quatro jabutis são resgatados de cativeiro em Laranjeiras, SE

Quatro jabutis são resgatados de cativeiro em Laranjeiras, SE
Quatro espécimes Chelonoidis carbonária eram mantidas em cativeiro em uma chácara no município de Laranjeiras (Foto: Sedurbs)

Na manhã desta terça-feira, 22, uma equipe técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resgatou quatro jabutis (Chelonoidis carbonaria) que eram mantidas em cativeiro em uma chácara localizada no município de Laranjeiras, território da Grande Aracaju.

Coordenada pelo médico veterinário Daniel Allievi, a equipe foi acionada para fazer o resgate dos répteis, após os proprietários da residência optarem pela entrega voluntária e manter contado com a Adema, uma vez que não possuíam autorização dos órgãos ambientais para criá-los.

Após avaliação clínica realizada pelo médico veterinário, constatou-se que os quatro répteis, três fêmeas e um macho, entre 10 e 15 anos, apresentavam deficiência nutricional e ausência de vitaminas, o que ocasionou deformações em suas carapaças.

Posteriormente ao diagnóstico, os animais foram levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), onde será realizado manejo nutricional e medicamentoso para corrigir a deficiência apresentada, para que após a reabilitação eles sejam soltos em área de reserva ambiental.

O médico veterinário Daniel Allievi ressalta que a posse de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais é caracterizado como crime e infração administrativa ambiental. Ele acrescenta ainda que quem tiver interesse em criar animais silvestres, deve apenas adquiri-los de criadouros comerciais legalizados pelos órgãos ambientais.

Fonte: ASN via Infonet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.