RJ macae vacinacao 1462280862

Quatro mil animais são vacinados em Macaé, RJ, em campanha contra raiva

Meta do município é vacinar pelo menos 23 mil animais até julho. Mais dois pontos do município vão receber a ação esta semana.

A campanha de vacinação de animais contra a raiva de Macaé, RJ, está completando uma semana nesta terça-feira (3) e já imunizou aproximadamente quatro mil cães e gatos na cidade, segundo dados divulgados pelo município. Dando sequência à ação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará, nesta semana, nas localidades de Bicuda Pequena e Frade, de 9 às 16h. A proposta é vacinar, em média, 23 mil animais até julho deste ano.

A campanha ocorre todos os anos e atua para conscientizar a população contra a raiva – doença viral transmitida pela mordida de animais, que em contato com humanos, pode levar à morte. Oferecida gratuitamente, a vacina é destinada aos cães e gatos a partir dos quatro meses de vida.

A orientação do CCZ é de que os animais doentes, em tratamento e debilitados, aguardem a recuperação. O mesmo vale para as fêmeas que estão para ganhar filhotes. Os proprietários de cães devem levá-los presos em guias, e os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes.

É importante que a vacinação seja feita anualmente e que os responsáveis verifiquem qualquer tipo de sintoma ou comportamento diferente nos bichos de estimação. Em caso de mordida por um desses animais, é necessário lavar o local machucado, procurar uma unidade de saúde mais próxima e isolar por até dez dias o animal infectado.

Cronograma de vacinação

Terça-feira: 3/5 – Frade (praça principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante);
Quarta-feira: 4/5 – Frade (praça principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante);
Quinta-feira: 5/5 – Frade (praça principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante).
Sexta-feira: 6/5 – Bicuda Pequena (em frente ao posto de saúde).

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.