Quatro são multados por captura de onça-parda em Campinas, SP

Quatro são multados por captura de onça-parda em Campinas, SP
A ONÇA ficou dois dias presa a uma armadilha antes de ser resgatada. Foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental multou em R$ 26 mil um fazendeiro e três empregados dele, por maus tratos e caça ilegal de uma onça-parda, que acabou morrendo ao ficar dois dias presa em uma armadilha em uma fazenda no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. O crime aconteceu em março deste ano, mas a corporação foi informada pelo Corpo de Bombeiros há cerca de um mês. Além da multa, os quatro suspeitos foram indiciados criminalmente em inquérito da Polícia Civil, cuja pena vai de três meses a um ano de reclusão ou prestação de serviços comunitários.

A ação aconteceu durante a Operação Francisco de Assis, que visa a proteção à fauna silvestre, em especial o combate ao tráfico, comércio e cativeiro ilegal, atividades estas, segundo a corporação, responsáveis pela terceira maior movimentação de dinheiro ilícito no mundo.

De acordo com o sargento da Polícia Militar Ambiental, Joviano Antônio da Fonseca, na época do crime, a suçuarana foi resgatada e socorrida pelo Corpo de Bombeiros, após o administrador da fazenda avisar da captura do animal. Na ocasião, a onça estava debilitada e foi levada para o Bosque dos Jequitibás, onde recebeu tratamento do médico-veterinário. Entretanto, três dias após o resgate, a felina veio a falecer. “A onça ficou presa por um cabo de aço, na cintura. Quanto mais ela se esforçava para sair, mais o laço a apertava. Ele teve paralisia renal e não resistiu”, disse Fonseca.

Segundo o policial, a armadilha foi feita pelo administrador da fazenda e dois pedreiros com o consentimento do fazendeiro. Na época, foi montada com o intuito de capturar um javaporco que estaria invadindo e destruindo as minas de água da propriedade. “Não é aconselhável fazer nenhum tipo de armadilhas para capturar animais. O correto é ligar nos órgãos competentes, seja o DeFau (Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente) ou para a Polícia Ambiental”, orientou Fonseca.

O fazendeiro e os empregados prestaram depoimentos no 12º Distrito Policial (DP), de Sousas, e vão responder aos crimes em liberdade.

Cada um deles foi multado em R$ 6,5 mil. O telefone do DeFau é (11) 3133-3000 e da Polícia Militar Ambiental é (19) 3790-1420.

Por Alenita Ramirez

Fonte: Correio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.