Ração proibida por ‘risco à saúde animal’ segue sendo vendida na internet

Três dias após o Ministério da Agricultura determinar o recolhimento nacional dos produtos da empresa Prestige, dezenas de lojas online continuam vendendo as rações e petiscos para cães e gatos normalmente. O alimento oferece “risco à saúde animal”.
A reportagem da Itatiaia encontrou diversos produtos da linha FitPets à venda no Google. Essa linha foi citada em especial pelo Ministério da Agricultura no comunicado que determinou a suspensão das vendas em todo o Brasil.

A linha FitPets é vendida por valores entre R$ 24,90 e R$ 259,00. Nos anúncios, as rações e petiscos para cães e gatos são anunciadas como “100% naturais”, sem glúten e oferecendo benefícios como fortalecimento de músculos e ossos e retardamento do envelhecimento. Além de lojas especializadas em produtos para pets, grandes varejistas nacionais e multinacionais também oferecem o produto livremente.
O nome da marca Prestige Ltda não é citado em nenhum dos anúncios na internet. Segundo o Ministério da Agricultura, a marca não possui registro no Mapa e utiliza nomes e carimbos de três outras fabricantes de forma ilegal. O site da empresa está fora do ar e a marca não faz publicações nas redes sociais há quase um mês.
A Itatiaia tenta contato com a empresa Prestige Ltda. O espaço está aberto para o posicionamento da marca.
Reclamações na internet
A linha de produtos Fitpets acumula uma série de reclamações no site Reclame Aqui, referência na contestação de lojas e produtos no Brasil. Donos de animais reclamam da coloração estranha da ração e da formulação incorreta dos produtos.
Também há reclamações de revendedores que notaram mudanças na embalagem, código de barras e até datas de vencimento no dia 31 de fevereiro. Um prestador de serviço também afirma não ter recebido pagamento pelo trabalho prestado.
Recolhimento nacional
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou, na última terça-feira (6), o recolhimento de produtos da empresa Prestige Ltda., que fabrica alimentos para animais. Segundo o órgão, os produtos oferecem “risco à saúde animal e à defesa agropecuária”.
A medida é cautelar e vale para todos os produtos, em especial para os itens da linha Fitpets. Segundo uma fiscalização do Ministério da Agricultura, a Prestige não é registrada no órgão e não possui autorização para comercializar produtos, mas estaria usando nomes e carimbos de empresas autorizadas em suas embalagens de forma ilegal, já que essas empresas não fabricam produtos para a Prestige.
A fiscalização realizada pelo Mapa avalia as condições de higiene na fabricação dos produtos. É possível realizar denúncias pelo site Fala.br.
Por Célio Ribeiro
Fonte: Itatiaia