Raia ‘viola’ é encontrada morta na faixa de areia de praia em Bertioga, SP

Raia ‘viola’ é encontrada morta na faixa de areia de praia em Bertioga, SP
Animal foi encontrado em praia de Bertioga (SP) nesta segunda-feira (10) — Foto: Arquivo Pessoal/Andrea Cristina Macedo

Uma raia ‘viola’ foi encontrada morta na faixa de areia de uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo. O Instituto Gremar afirma que não encontrou o animal no local durante o monitoramento, mas que sua ocorrência é comum na região.

Em entrevista ao G1, a dona de casa Andrea Cristina Macedo, de 37 anos, afirmou que estava fazendo sua caminhada diária pela faixa de areia quando encontrou o animal, por volta das 15h30 desta segunda-feira (10). “Sei que recentemente vários animais marinhos estão sendo encontrados mortos pela região, mas eu mesma nunca tinha presenciado isso”, contou.

“Mexi no bicho para ver se estava vivo, se tinha alguma forma de ajudá-lo, mas infelizmente já estava sem vida”, diz a dona de casa.

“Fiquei triste, na verdade [por encontrar o animal]. Estando sem vida, sabemos que mais um da espécie foi extinguido. Sempre falamos com as crianças sobre diversidade, cuidado com a natureza”, observa Andrea. “Ver isso é decepcionante”.

Em contato com a Reportagem, o Instituto Gremar afirma que não encontrou o animal da imagem registrada pela moradora. Trata-se de uma raia da espécie Rhinobatos sp, também conhecida como ‘viola’. Está ameaçada de extinção, devido à captura acidental. Sua ocorrência é comum em nosso litoral, segundo o instituto.
 
O Gremar afirma, ainda, que não encontrou esse animal durante o monitoramento porque provavelmente ele foi removido pela limpeza urbana de um dia para o outro.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.