Rapazes encontram pangolim em seu dormitório e fazem a coisa certa

Rapazes encontram pangolim em seu dormitório e fazem a coisa certa
Fotos: ACRES

Dois estudantes universitários da Nanyang Technological University em Cingapura acordaram uma manhã e encontraram um pangolim criticamente ameaçado na sala comum do dormitório.

Os estudantes entraram em contato com especialistas de resgate de vida selvagem, e quando o pessoal do Animal Concerns Research and Education Society (ACRES – Sociedade de Pesquisa e Educação Animal) chegou para ajudar o pangolim, ele estava encolhido em uma pequena bola, que é o que os pangolins fazem quando eles estão com medo.

cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_2

E, infelizmente, esses animais tem muito coisa para terem medo. Pangolins são os animais mais traficados na Terra. Em mercados negros da Ásia, os pangolins são vendidos pela carne, que é considerada uma iguaria, e suas escamas, valiosas na medicina tradicional. O couro do pangolim é até usado para fazer botas.

cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_3

O comércio ilegal de pangolim atingiu proporções epidêmicas, e é por isso que a Convenção do Comércio Ilegal Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagem (CITES) votou em setembro para aumentar seus esforços para proteger os pangolins apoiando punições mais severas para o tráfico desses animais. Estima-se que um milhão de pangolins foram traficados ilegalmente na última década, e a demanda continua crescendo: entre 2011 e 2013, estima-se que entre 116.990 a 233.980 pangolins foram mortos.

Pangolins podem literalmente morrer de estresse no cativeiro, e por isso os resgatistas correram para devolver o pangolim à floresta, aonde ele pertence.

cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_4

Pelo fato de o pangolim não estar machucado e não parecer estar estressado, os resgatistas pegaram o animal, o colocaram em uma caixa de transporte e o levaram para um local na floresta onde havia um monte de formigas para ele comer e troncos caídos onde ele pudesse se esconder.

cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_5

“Na maioria das vezes em Cingapura, animais selvagens se perdem em nossa floresta urbana e somente precisam de um pouco de ajuda para que sejam realocados de forma segura para um habitat natural”, disse Kalai Balakrishnan, diretor do ACRES.

Finalmente, a porta da caixa de transporte foi aberta e o pequeno pangolim pôde correr livre novamente. Então, com algumas cheiradas cautelosas de ar fresco, foi justamente isso que ele fez.

cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_6cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_9cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_7

A ACRES é o único serviço dedicado a resgatar animais selvagens em Cingapura, e ela precisa de uma nova van para continuar seu trabalho de resgate. Você pode doar para ajudar a consegui-la aqui.

cingapura_rapazes_encontram_pangolim_fazem_coisa_certa_8

Voce pode assistir a um vídeo completo da soltura do pangolim abaixo:

Por Sarah V. Schweig / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.