Inglaterra Oldham raposa bebe homem

Raposa bebê que deveria estar morta encontra um homem que acredita nela

Por Zainab Akande / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Red, um jovem filhote de raposa assim chamada pela cor de seu pelo, foi encontrada caída perto de uma fábrica em Oldham, na Inglaterra.

Ela parecia sem vida do jeito que estava deitada de lado, apesar dos esforços dos funcionários da fábrica que a encontraram e que tentaram ver se ela se mexeria se persuadida com comida.

Quando essas tentativas falharam, Paul McDonald, um especialista local em raposas do Freshfields Animal Rescue em Liverpool, foi chamado.

“Eu já vi isto antes – raposas como esta normalmente não tem um final feliz”, McDonald disse ao The Dodo.

Mas McDonald ainda tinha esperanças.

Inglaterra Oldham raposa bebe homem2

Ele entrou em contato com uma veterinária de confiança do Parker Crowther Vets, explicando que, apesar de não esperar que Red fosse sobreviver, se algo pudesse ser feito para ajudá-la, com seu coração e respiração muito fracos, ele estava disposto a cobrir todos os gastos.

Inglaterra Oldham raposa bebe homem3

“Eu vou a essa veterinária em particular, pois sei que ela faria o seu melhor, ao contrário de alguns outros veterinários que não se importam muito com animais selvagens, já que não eles não ganham dinheiro com isso”, disse McDonald.

“E, com sorte, eu estava errado sobre minha primeira avaliação”, ele disse. “A respiração e os batimentos cardíacos de Red estavam normais. Não havia nenhum sinal de fraturas”. Entretanto, Red estava desidratada e tinha a temperatura corporal baixa.

Inglaterra Oldham raposa bebe homem4

Ela foi imediatamente colocada no soro e recebeu antibióticos, e começou sua jornada para se recuperar. Após passar algumas noites na clínica, Red chegou ao abrigo Freshfields Animal Rescue. Apesar de Red estar apta a se mover naquele momento, ela ainda estava muito fraca para ficar totalmente de pé e andar.

“Eu ainda tive que alimentá-la usando uma seringa por alguns dias”, disse McDonald.

“Mas uma noite quando eu fui ao abrigo para alimentá-la, Red ficou de pé sozinha, o que eu admito que trouxe lágrimas para meus olhos. Ver este pobre animal, o qual eu estava convencido de que não iria sobreviver, mostrar uma recuperação milagrosa, mudou minha visão sobre resgates dessa natureza, que normalmente terminam em outro tipo de lágrimas”, ele contou.

Dentro dos dias que se seguiram, Red começou a andar sozinha – seus passos um pouco cambaleantes, mas, todavia um reflexo de sua determinação de melhorar logo. Outro filhote de raposa chegou ao abrigo durante a recuperação de Red. Ele foi encontrado sozinho atrás de um barracão em Wirral, e recebeu o nome de Bruno.

“Já que Red e Bruno tinham quase a mesma idade, era perfeito para colocá-los juntos – e aceitaram um ao outro muito rapidamente”, disse McDonald.

“Filhotes de raposa são animais muito sociáveis e é importante que os que estão em cativeiro não sejam mantidos sozinhos, já que eles podem ficar domesticados ou solitários por não terem nenhuma companhia. Então foi um alívio enorme conseguir dar a Red um amigo como o Bruno”, ele disse.

Agora os dois estão prosperando e praticamente tomam conta da unidade de resgate de raposas juntos. McDonald disse que, dentro de algumas semanas, os dois terão uma “soltura leve”.

Isso significa que Red e Bruno serão soltos dentro de uma área externa fechada, tendo a oportunidade de explorar os odores e visões da natureza, mas dentro da segurança de um cercado. Refeições serão fornecidas para eles por alguns dias até que eles se adaptem e se tornem confortáveis o suficiente para caçarem sozinhos – e, finalmente, viverem por conta própria.

Inglaterra Oldham raposa bebe homem5

“Se outro filhote órfão da idade de Red e Bruno aparecer, eu os juntarei a eles também, até formar um grupo de no máximo cinco, e eles serão soltos juntos, aonde eles então irão se dispersar e encontrar seus próprios territórios”, McDonald contou.

Você pode ficar atualizado sobre Red e Bruno na página do Facebook de McDonald, The Fox Man.

Quer ajudar Freshfields Animal Rescue a continuar com esse ótimo trabalho? Considere fazer uma doação aqui ou patrocinar um animal aqui.

E confira este vídeo sobre uma raposa que todo mundo pensava que já estava morta… até que ela foi salva:

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.