Recife anuncia construção de gatil para abrigar e tratar gatos abandonados

Recife anuncia construção de gatil para abrigar e tratar gatos abandonados
O comerciante Eraldo da Silva faz abaixo-assinado para entregar ao poder público — Foto: Reprodução/TV Globo

A prefeitura do Recife anunciou a construção, no prazo de dois meses, de um gatil, um espaço para abrigar e tratar gatos abandonados. Em uma praça na Avenida Beira-Rio, na Torre, na Zona Oeste da cidade, dezenas desses animais ocupam a calçada, dificultando a passagem dos pedestres e colocando em risco a saúde de moradores do local. (Veja vídeo abaixo)

VÍDEO: Gatos em praça no bairro da Torre podem transmitir doenças para a população

Para combater a procriação desses animais, a prefeitura recolheu, desde 2017, 300 gatos, que foram vacinados e castrados. De acordo com o gerente de vigilância ambiental do Recife, Jurandir Almeida, o modelo pensado para o gatil busca retirar os animais de rua e colocá-los para adoção.

“A lei não permite mais a eutanásia. Vamos fazer cirurgia de esterilização, se certificar de que esse animal não vai ser possível transmitir doença, dar vacina e assistência veterinária, e colocar para adoção em parceria com ONGs”, afirma Jurandir Almeida.

Os moradores da Avenida Beira-Rio ficam assustados com a rapidez com que os gatos procriam. Além disso, acreditam que a proliferação desses animais é um caso de saúde pública. “Eles podem transmitir desde a raiva, que é a doença mais temida, a doenças de pele, como sarna”, afirma o médico veterinário Marcelo Teixeira.

O advogado Richard Portela, que circula pelo local diariamente, diz ficar surpreso quando encontra as crianças brincando com os gatos abandonados.

“Os gatos são as maiores vítimas porque o pessoal está chegando e descarregando eles na Beira-Rio. As crianças estão brincando na pracinha e pegam os gatos. Não querem saber se estão vacinados ou não”, conta.

Frequentadora da praça, Maria da Conceição Ferreira fica receosa com relação a uma possível reação dos animais. “Ninguém sabe se eles podem atacar a gente. Ficamos com medo”, afirma.

O comerciante Eraldo da Silva, que vende cocos na Avenida Beira-Rio há 14 anos, decidiu mobilizar a população para mover uma ação civil pública. “É preciso que o poder público tome as devidas providências porque aqui é um local público onde se busca qualidade de vida”, diz.

Protesto

Em abril deste ano, ativistas protestaram contra a morte de 32 gatos abandonados. Vestidos de preto, os participantes carregavam cartazes exibindo as fotos dos bichos e pediam que a população evitasse o abandono de animais.

Além de entregar panfletos, o grupo também organizou uma encenação coletiva para lembrar os animais encontrados mortos na Avenida Beira-Rio.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: É incrível que autoridades públicas ainda não conheçam ou não implantem o mais moderno método de controle de colônias de gatos, o C.E.D.: https://bichobrother.org/o-que-e-ced/.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.