Recolhimento de animais pelo CCZ será suspenso por um mês em Criciúma, SC
Cães que estão realizando tratamento serão monitorados nesse período pela equipe.
Por Rafaela Maffioletti
A preocupação com os animais abandonados levou a auxiliar de faturamento Patrícia da Rosa a procurar o Centro de Zoonoses de Criciúma (CCZ) para realizar o recolhimento de uma cadela com sarna e os quatro filhotes.
“Ela está com sarna em todo o corpo e já está passando à ninhada. Procurei o CCZ dia 14 e fui informada que eles não poderiam recolher os cães”, contou.
O Centro de Zoonoses terá o atendimento afetado por um mês. O recolhimento dos animais com sarna será suspenso devido ao período de férias da única veterinária. Conforme o responsável pelo atendimento do CCZ, Diego Rodrigues, os 34 animais que estão em tratamento serão monitorados nesse período.
Para que ocorra o recolhimento é preciso realizar uma ocorrência no Centro. “A pessoa liga e um cadastro com dados pessoais é feito, marcamos a visita para pegar o cão e ele fica em tratamento de dois até seis meses”, informou Rodrigues.
Após o período de tratamento, o animal é encaminhado para a adoção ou volta ao local de recolhimento. “Na maioria dos casos a pessoa que liga para o centro fica responsável pelo cão”, afirmou.
Irritado, secretário não responde
O secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti, foi procurado pela reportagem do Portal Satc para esclarecer se uma veterinária substituta irá assumir o trabalho no CCZ.
“Eu tenho que responder cada pergunta que me deixa p*. Estou entrando em uma reunião e por causa de um cachorro com sarna eu tenho que responder a cada pergunta. Respeito todos da imprensa, e se e for procurado na Secretaria de Saúde irei falar sobre qualquer assunto”, afirmou antes de desligar o celular.