Redução do prazo para proibição de carroças em Belo Horizonte (MG) inicia tramitação na Câmara

Redução do prazo para proibição de carroças em Belo Horizonte (MG) inicia tramitação na Câmara
Foto: Abraão Bruck/CMBH

A proibição definitiva da circulação de veículos de tração animal em Belo Horizonte pode ocorrer antes do previsto. É o que propõe o Projeto de Lei 411/2022, que reduz de dez para cinco anos o prazo para o encerramento das atividades. A proposta teve parecer pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), em reunião realizada nesta terça-feira (13/9). O texto altera a lei que previa prazo até janeiro de 2031 para extinção das carroças, antecipando a data para janeiro de 2026. A CLJ também aprovou parecer pela constitucionalidade de substitutivo ao PL 124/2021, que tramita em 2º turno e prevê notificação a motoristas de transporte por aplicativo, antes que sejam excluídos das plataformas. O PL 418/2022, que dispõe sobre a proibição da nomeação de aprovados em concursos públicos condenados por violência doméstica em BH, foi considerado inconstitucional. Caso não haja recurso ao Plenário, a proposta será arquivada. Confira aqui os documentos e resultado da reunião.

Tração animal

De autoria conjunta dos vereadores Wanderley Porto (Patri), Ciro Pereira (PTB), Cleiton Xavier (PMN), Gabriel (sem partido), Irlan Melo (Patri), Jorge Santos (Republicanos), Léo (União) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), o PL 411/2022 propõe alterar o art. 4º da Lei 11.285/2021, que dispõe sobre a criação do Programa de Substituição Gradativa dos Veículos de Tração Animal no Município. A redação proposta para o artigo estabelece novo prazo para a proibição definitiva de circulação de veículos de tração animal em BH, reduzindo de dez para cinco anos o tempo dado para a extinção da atividade. Segundo os autores, a diminuição desse prazo, tem como objetivo evitar “mais sofrimento aos animais e, com a aplicação da lei, garantir a adaptação dos trabalhadores que dependem de uma renda financeira”. Na justificativa, eles também afirmam que “ainda é grande a quantidade de animais vítimas de maus-tratos e da crueldade humana”, atitude que muitas vezes torna cada cidadão “multiplicador da cultura da violência contra animais, aceitando-a, muitas vezes, como normal”.

O parecer da relatora Fernanda Pereira Altoé (Novo), aprovado por unanimidade, explica que o texto “apenas pretende diminuir o prazo para proibição de veículos de tração animal previsto na Lei 11.285/2021”, que já teve sua constitucionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal. Fernanda afirmou ainda que a proposta trata de tema de competência municipal, não havendo vício e nem violação dos “preceitos constitucionais”. Com a aprovação do parecer pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade, a proposta segue para as Comissões de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário; e Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor. No Plenário, precisa de 21 votos para sua aprovação em 1º turno.

Fonte: Câmara Municipal de Belo Horizonte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.