Reino Unido: ativistas veganos despejam leite em lojas por “futuro baseado em plantas”

Ativistas veganos pertencentes ao movimento Animal Rebellion protestaram em lojas de alimentos no Reino Unido, no último sábado, 15, em defesa de um “um futuro baseado em plantas”. O grupo, que despejou leite no chão e sobre outros produtos dos estabelecimentos, chama essa forma de manifestação de ‘Milk Pours’, ou ‘Derramamento de Leite’.
Segundo informações do portal de notícias UOL, vídeos do protesto, que se deu nas lojas Harrods, no oeste da capital Londres, Fortnum & Mason, em Piccadilly, e Waitrose, em Edimburgo, foram publicados pelo grupo nas redes sociais.
Um outro registro, feito em uma loja da Marks and Spencers, em Manchester, mostra um homem contrário aos manifestantes dizendo: “Futuro baseado em plantas? Tire os sapatos então. Eles não são à base de plantas”.
Milk Pours are currently happening across the UK. All are concerned individuals calling on the government to give us a livable future, a #PlantBasedFuture
Here’s the latest milk pour happening in Edinburgh @waitrose pic.twitter.com/mawKIylEmI
— Animal Rebellion (@RebelsAnimal) October 15, 2022
Apoio aos produtores
Em nota enviada ao tabloide britânico Daily Mail, a Animal Rebellion declarou que defende um futuro baseado em vegetais. Para isso, é necessário que o governo britânico apoie os produtores agropecuários na transição do consumo de carne para um sistema alimentar baseado em vegetais.
Um futuro baseado em plantas seria um mundo lindo para todos nós, próspero com a natureza e a vida. As etapas para apoiar adequadamente os agropecuaristas nessa transição precisam começar agora”, disse o ativista Skylar Sharples, graduado em desenvolvimento internacional pela Universidade de Sussex, em Bristol.
The dairy industry is incredibly environmentally destructive.
🔥The world’s top 5 meat and dairy corporations are now responsible for more GHG emissions than Exxon, Shell or BP.
We NEED a #PlantBasedFuture now. And we must take action until @10DowningStreet listens. pic.twitter.com/fzUyyzy1qD— Animal Rebellion (@RebelsAnimal) October 15, 2022
Fonte: AH