Resgatado cavalo que caiu a um poço em Portugal

Resgatado cavalo que caiu a um poço em Portugal

Um cavalo caiu a um poço com mais de oito metros de profundidade quando, ao início da tarde desta terça-feira, andava solto na propriedade do proprietário.

Por Roberto Bessa Moreira

O animal teve de ser sedado para que pudesse ser retirado pelos Bombeiros de Lordelo, em Paredes, que, nesta operação de resgate, tiveram de recorrer ao auxílio de uma carrinha equipada com uma grua. Mesmo assim, a retirada do cavalo revelou-se extremamente difícil e estendeu-se por mais de cinco horas.

Os Bombeiros de Lordelo receberam o alerta para a queda de um animal num poço pelas 14.30 horas e quando chegaram à quinta de Duas Igrejas, em Paredes, encontraram um cavalo no fundo do furo.

Com ano e meio de idade e cerca de 300 quilos de peso, o animal caiu ao poço quando estava a tentar comer frutos de uma árvore e bateu com as patas da frente em cima da tampa que protegia aquela infraestrutura. Devido ao forte impacto, esta tampa partiu e o animal caiu desamparado.

Para além dos bombeiros, também um veterinário foi chamado para ajudar no salvamento de um animal que teve de ser sedado antes do proprietário, com a ajuda dos voluntários de Lordelo, descer o poço para colocar as cintas em volta do corpo. “Mas quando começávamos a puxar, o cavalo escorregava das cintas”, refere o comandante da corporação de Lordelo, Pedro Alves. “O espaço era confinado e esse foi o principal entrave para a retirada do animal”, acrescenta.

Portugal Paredes resgatado cavalo poco2

Portugal Paredes resgatado cavalo poco3

Portugal Paredes resgatado cavalo poco4

Portugal Paredes resgatado cavalo poco5

Fonte: Jornal de Notícias / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.