Resgatados seis filhotes que alguém tentou afogar em uma lagoa em Garachico, Espanha

Resgatados seis filhotes que alguém tentou afogar em uma lagoa em Garachico, Espanha
Os filhotes resgatados em Garachico. Foto: El Día

O município de Garachico, ao norte das Ilhas Canárias, Espanha, foi palco de um novo ato de crueldade contra os animais que, felizmente, pôde ser evitado graças à intervenção providencial de Margot, vizinha de Lomo León, no bairro de Genovés, e a consequente ajuda de funcionários da Câmara Municipal. Alguém colocou seis filhotes em um saco com uma pedra e os jogou em um lago com a intenção de afogá-los e acabar com suas vidas. Mas aquela armadilha mortal ficou presa em alguns arbustos, o que possibilitou um resgate no último minuto.

A Prefeitura de Garachico cuidou dos filhotes e fez um apelo para que encontrassem pessoas responsáveis ​​e dispostas a adotá-los e dar-lhes uma vida digna e feliz. O prefeito do município, José Heriberto González (partido CC), destaca a grande recepção que este apelo solidário teve: “Em menos de 24 horas, mais de uma centena de pessoas se interessaram em acolher um desses cachorrinhos, inclusive de outras ilhas, e já podemos anunciar que todas os seis foram adotados”.

José Heriberto González lamenta que nos tempos atuais “algumas pessoas continuem a agir de forma tão cruel. Felizmente, alguns arbustos impediram os filhotes de se afogarem e agora estão em perfeitas condições”. O prefeito lembra que essa forma de eliminar ninhadas inteiras de filhotes era algo relativamente comum no passado, apesar de sua extrema crueldade, e insistiu que ninguém deveria agir assim: “Animais podem ser entregues para adoção e sanções por abandono e maus-tratos são muito graves”.

A polícia local de Garachico já investiga os fatos para tentar esclarecer este flagrante caso de maus-tratos a animais e o prefeito espera poder determinar a autoria para aplicar “a importante sanção que está prevista na nova portaria municipal de proteção aos animais”.

Os filhotes resgatados em Garachico. Foto: El Día

“Temos que continuar a trabalhar juntos, principalmente na conscientização social, para que esse tipo de ação não se repita nem em Garachico nem em qualquer outro lugar. A nossa Câmara Municipal recebeu muitas críticas no ano passado devido ao caso do gato Gofio, mas estamos envolvidos e trabalhamos muito pelo bem-estar dos animais. Acredito que temos em vigor uma das mais avançadas portarias de proteção animal nas Ilhas Canárias, investimos uma quantia significativa de recursos públicos no programa de controle, esterilização e retorno (CER) para o manejo ético de gatos de rua e temos uma equipe de voluntários que colaboram ativamente conosco”, detalhou o prefeito de Garachico.

Neste saco e com esta pedra tentaram afogar os filhotes em Garachico. Foto: El Día

Raúl Sánchez Quiles / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: El Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.