Resgate de cachorros em córrego mobiliza Pederneiras (SP)

Resgate de cachorros em córrego mobiliza Pederneiras (SP)

Na manhã desta sexta-feira (13), em Pederneiras, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros se mobilizaram para o resgate emocionante de dois cachorros da raça rottweiler, que caíram no córrego Ribeirão-Pederneiras, no Centro da cidade.

Os animais fugiram dos seus tutores no Bairro Michel Neme e percorreram mais de dois quilômetros até o Centro da cidade, onde caíram no córrego, ainda por motivo desconhecido.

“Às vezes, o animal doméstico quando escapa fica meio desorientado e isso acaba fazendo ele se afastar cada vez mais da sua casa. Alguma coisa deve ter chamado a atenção deles dentro do córrego, o que fez eles caírem e ficarem presos no local”, explica o responsável pela Defesa Civil de Pederneiras, Silvio Aparecido Bueno. No local, é comum haver cágados (espécie de tartaruga), o que pode ter atraído a atenção dos animais.

Quando a Defesa Civil chegou ao local e iniciou o resgate, as animais estavam tentando escalar as laterais do córrego, numa tentativa de escapar.

Eles estavam cansados, mas aparentavam estar saudáveis e bem tratados. Os cachorros, um macho e uma fêmea, foram resgatados com tranquilidade e segurança e encaminhados rapidamente pela Associação de Proteção aos Animais de Pederneiras (APAP) para o Canil Municipal, onde foram acomodados em baias próprias com água e alimentação. Em menos de uma hora, com a ajuda da emissora de rádio local, os tutores foram localizados e foram buscar os animais.

“Os tutores dos rottweilers estavam preocupados e procurando os cachorros desde que eles escaparam, fazia horas. Felizmente, nós resgatamos os animais com vida e devolvemos eles para os tutores. Mas fica a dica para quem tem cachorro em casa. Vale tomar muito cuidado na hora de abrir o portão da residência, porque quando o animal escapa ele pode não ser encontrado. Além disso, o animal pode ficar com estresse e morder as pessoas na rua ou mesmo ser atropelado e causar um acidente”, finaliza Bueno.

Atualmente, o Canil Municipal cuida de cerca de 200 animais domésticos, entre cães e gatos, abandonados, perdidos ou vítimas de maus-tratos. O local é mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras em parceria com a APAP.

SP pederneiras resgatedecachorro

Fonte: JCNET

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.