Resgate de dez cães desnutridos revelou uma trama de sujeira e negligência em Buenos Aires, Argentina

Resgate de dez cães desnutridos revelou uma trama de sujeira e negligência em Buenos Aires, Argentina
Cães são resgatados em uma casa de Parque Patricios.

Um casal de acumuladores compulsivos os mantinha em sua casa, no Parque Patricios, que estava repleta de lixo.

Em uma casa em estado de abandono, cheia de lixo e de objetos velhos e inúteis, com janelas trancadas e quase sem espaço para se mover, um casal convivia com dez cães. Durante anos, os vizinhos foram testemunhas da degradação dessa casa e de seus ocupantes, localizada no bairro argentino de Parque Patricios. Até que decidiram denunciar a situação, colocando em foco os maus-tratos aos animais.

Resgate de dez cães desnutridos revelou uma trama de sujeira e negligência em Buenos Aires, Argentina
Resgataram dez cães em estado de desnutrição e abandono em Parque Patricios.
Dez cães foram resgatados em estado de desnutrição e abandono em Parque Patricios.

O promotor de Buenos Aires interveio no caso, com a colaboração da Polícia da cidade. Quando chegaram à casa, se depararam com os dez cães em estado de desnutrição e rodeados de lixo. E, claro, pelo casal que habitava a casa, ambos acumuladores compulsivos.

Blas Michienzi, responsável pela Unidade Fiscal Especializada em Assuntos Ambientais, coordenou a operação: além de resgatar aos animais, ordenou a coleta e retirada de todo o lixo acumulado na casa, que ocupou dois caminhões inteiros. “Os animais resgatados estavam em risco, desnutridos e expostos ao contato com grande quantidade de resíduos”, detalhou o fiscal. Os donos da propriedade não conseguiram mostrar nenhuma evidência de vacinação. E o homem foi acusado de maus-tratos e de atos de crueldade.

Mas a operação não foi fácil, porque a mulher teve uma atitude desafiadora no momento da entrada da polícia. Mas, pouco a pouco ela foi cedendo e permitiu que tirassem o lixo da casa. O problema é que os conflitos eram comuns neste quarteirão de um bairro de casas baixas onde todos os vizinhos se conhecem. Muitos estavam cansados das dificuldades que gerava a acumulação compulsiva desse casal. O lixo e os resíduos provocavam odores e a proliferação de baratas.

Os cães foram levados para duas ONGs: La banda de Sarita e Prodea, onde receberão os cuidados necessários para sua recuperação.

A operação foi realizada em conjunto com a Divisão Exposições e a Divisão Canina da Polícia da cidade, com a participação de veterinários da Direção Geral de Controle Ambiental, e da Direção Geral de Limpeza do Governo da cidade. E também houve intervenção pela Guarda de Auxilio, devido ao nível de deterioração da casa.

Foram necessários dois caminhões para levar o lixo acumulado.
A operação ocorreu em uma zona residencial do Parque Patricios.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Clarin

Protetor não é acumulador: cuidado com essa construção especista!

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.