Resgatistas encontram mula que passou anos amarrada em um campo – e ela tem um segredo

Resgatistas encontram mula que passou anos amarrada em um campo – e ela tem um segredo
Fotos: Easy Horse Care Rescue Center

Ninguém sabe exatamente quanto tempo uma mula na Espanha passou amarrada com uma corda em um campo, mas os resgatistas acreditam que devem ter sido anos.

A forma como ela estava amarrada é chamada de “coxear”, onde as patas são amarradas com uma corda – e este é um dos casos mais extremos que os resgatistas já viram.

“Este caso, na realidade, vai muito além de um coxear normal”, Sue Weeding, cofundadora do Easy Horse Care Rescue Center (EHCRC) no sul da Espanha, contou ao The Dodo. “Enquanto muitos fazendeiros espanhóis amarram seus cavalos em campos com uma corda, eles normalmente não os prendem assim e certamente não desta forma… É horrível e barbáro, e eu suspeito que nem ao menos é legal”.

E é por isso que a polícia permitiu que a equipe do EHCRC interviesse e salvasse a mula dessa vida – cheia de negligência e indiferença.

Então, um dia após o Natal, os resgatistas a libertaram.

“Infelizmente há um grupo de pessoas de baixo nível socioeconômico morando aqui que simplesmente não sabe sobre ou não se importa com cuidados apropriados aos equinos”, Weeding explicou.

Weeding e sua equipe levaram a mula para o centro de resgate onde, uma vez que a polícia oficialmente assine sua custódia para o resgate, ela terá um lar para o resto de sua vida, a menos que ela seja adotada em um lar cheio de amor. Eles ainda estão decidindo um nome para ela.

“Ela é absolutamente linda, mas tem muitas cicatrizes em suas patas dianteiras onde ela foi amarrada, eu imagino, por toda sua vida”, Weeding disse.

Mas os resgatistas perceberam que, para uma mula tão fraca, vindo de uma circunstância tão esquálida, sua barriga estava bem cheinha.

Eles nem imaginavam, mas esta mula tinha um segredo.

A equipe chamou um veterinário equino, que foi visitar a nova residente do centro. E, após um exame, o veterinário confirmou que a linda mula está prenhe.

“É por isso que estamos tão felizes por ter resgatado esta mula… Ela está bem desnutrida, então foi sorte que a tenhamos resgatado bem na hora”, Weeding disse. “Ela é a mula mais amável, doce e gentil, e já a amamos profundamente”.

Os resgatistas estão levando sua nova mula para muitos passeios para que ela conheça seu novo lar.

Depois de tudo que ela passou, ela parece amar ser capaz de simplesmente andar por aí – mas ela nunca fica muito longe de seus resgatistas. Parece que ela não estava somente miserável, amarrada naquele campo – ela também estava terrivelmente solitária. Cada vez que Weeding tenta tirar uma foto dela mais de longe, a mula vem correndo de volta para seu lado.

O EHRCR opera exclusivamente com doações para cuidar da mula – e de outros 99 cavalos e burros que foram resgatados de circunstâncias similares.

Para ajudar esta mula e os outros 99 cavalos e mulas do EHCRC, você pode ser padrinho de um deles aqui.

Por Sarah V Schweig / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: The Dodo 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.