Restaurante de shopping exibindo pinguins vivos é alvo de protestos de ativistas

Restaurante de shopping exibindo pinguins vivos é alvo de protestos de ativistas
Foto: Restaurante Pingoo. Jakarta Aquarium / Facebook

Pinguins são criaturas absurdamente belas e muitos em Jakarta, na Indonésia, ficariam entusiasmados para ver um deles de perto. Mas isso é justificativa para mantê-los dentro de um recinto no interior de um shopping?

Esta é a questão sendo perguntada após a recente abertura do restaurante Pingoo no novo centro comercial Neo Soho em West Jakarta, que possui um recinto com vários pinguins-de-Humboldt.

O restaurante de frutos do mar pertence e é gerido pelo Aquário de Jacarta, que também está abrindo em Neo Soho e é afiliado ao zoológico Taman Safari (também alvo de protestos por ativistas dos animais no passado).

Ontem, um grupo chamado Organisasi Masyarakat Peduli Satwa (Associação de Amantes de Animais), protestou contra a exploração dos pinguins em frente ao Neo Soho e ao Central Park Mall.

Kili Pringgodigdo, líder da organização, disse que manter os pinguins no recinto artificial era uma forma de tortura.

“E para quê? Para dar prazer aos seres humanos que precisam de entretenimento? Como um meio de educação que deveria ser oferecida através do restaurante? Me dá um tempo! Neste século já há tanta literatura, fotos, vídeos e uma variedade de materiais multimídia para serem usados ​​como ferramentas educacionais sem explorar a vida dos animais”, disse Kili em um comunicado de imprensa captado pelo site de notícias Tempo ontem.

Além dos protestos, há também uma petição no Change.org para fechar o Pingoo, que já soma mais de 1.000 assinaturas até agora.

A administração do Pingoo, representada pelo seu consultor jurídico Jeffrey Napitupulu, disse que o restaurante cumpriu todas as diretrizes ambientais e regulatórias necessárias para obter as permissões adequadas para abrigar e expor os pinguins.

De acordo com um comunicado de imprensa do restaurante, os pinguins monitorados de perto pelos tratadores dos animais do Taman Safari e seu habitat é resfriado a uma temperatura adequada. Os pinguins alojados no restaurante nasceram no Taman Safari como parte de seu programa de criação e conservação de pinguins.

Você acha que os pinguins do Pingoo são uma atração aceitável ou devem ser devolvidos ao seu habitat natural? Conte-nos o que você acha em nossa página do Facebook.

Tradução de Alda Lima

Fonte: Coconuts Jakarta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.