Restaurante em Israel serve somente carne de frango produzida em laboratório

Restaurante em Israel serve somente carne de frango produzida em laboratório

Do laboratório direto para seu prato: esse é o conceito essencial do restaurante The Chicken, o primeiro do mundo a servir exclusivamente carnes animais desenvolvidas em laboratório.

Sim, não se trata de versões vegetais que simulam o gosto, o cheiro e a textura, mas sim uma carne animal de fato, porém “cultivada” a partir de células dos animais – com isso, nenhum animal é ferido para a produção e o consumo do alimento. O restaurante fica na cidade de Nes Ziona, em Israel, a 23 km da capital Tel Aviv e, como o nome sugere, serve apenas pratos feitos com frango.

A empresa por trás do The Chicken é a Super Meat, startup israelense que há mais de 5 anos vem aprimorando a produção de carnes à base de células – e quem for comer no restaurante pode também passear pelas instalações da fábrica da empresa.

Trata-se de uma experiência verdadeiramente única: é o primeiro restaurante no mundo a servir somente carnes de laboratório, sem a morte de qualquer animal – no cardápio o filé de frango é servido empanado e em pães de hambúrguer com folhas e pepino. Além dos frangos, o restaurante também serve saladas e massas veganas.

A abertura do restaurante não tem fins lucrativos, e o caráter é somente experimental; é preciso reservar uma mesa pelo site do restaurante, mas a comida é oferecida gratuitamente, com somente a opinião dos clientes sendo oferecida em troca, como pagamento.

A ideia é justamente aprimorar ainda mais a qualidade do produto para um mercado que promete transformar a produção de alimentos no planeta e o futuro da indústria alimentícia. Na imprensa israelense e internacional afirma-se que a carne da marca é basicamente idêntica à carne tradicional.

Fotos: Divulgação

 A fábrica junto ao restaurante

Além de combater a morte de animais para o consumo humano, a produção de carne em laboratório pode alimentar quem tem fome no planeta através de um processo acessível e sem agredir o meio-ambiente.

“O lançamento do The Chicken é um passo importante na direção de um mundo onde carnes cultivadas serão acessíveis a todos”, disse Ido Savir, CEO da SuperMeat. “Um processo de manufatura escalável, um caminho livre para custos equivalentes à carne convencional, e a produção de frangos nutritivos de alta qualidade com sabor incrível”, diz a empresa em nota sobre o alimento

Fonte: Hypeness

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.