Retrocesso: após polêmica com lei, Alemanha toma decisão sobre ‘cachorros salsicha’ do país

Retrocesso: após polêmica com lei, Alemanha toma decisão sobre ‘cachorros salsicha’ do país
Após a polêmica, o governo europeu, negou à BBC que esses cachorros, ou qualquer outra raça, seriam banidos do país | Bnews - Divulgação Ilustrativa / Imagem de congerdesign por Pixabay

O governo da Alemanha informou que nenhuma raça de cachorro será banida do país, após repercussão negativa de uma nova lei sobre criação de animais.

O projeto de lei, protocolado em fevereiro, não agradou a Associação Alemã de Cães (VDH, na sigla em alemão), que afirmou que, caso a medida fosse aprovada, cachorros da raça dachshund, conhecidos também como “cães salsichas”, poderia ser banidos do país, o que terminou chocando o mundo.

Após a polêmica, o governo europeu, negou à BBC que esses cachorros, ou qualquer outra raça, seriam banidos do país. “Nenhuma raça de cães será proibida”, declarou um porta-voz do Ministério da Agricultura.

Segundo o porta-voz, o projeto visa evitar a criação de raças que podem prejudicar a saúde e bem-estar dos cachorros.

“Queremos evitar que os criadores deformem tanto os cães, que eles sofram”, afirmou. “Só porque as pessoas acham algo novo ou esteticamente agradável, os animais não deveriam ser atormentados”, disse ele.

ENTENDA A LEI

O projeto de lei faz parte de uma reforma da legislação alemã de proteção animal e prevê a proibição de cães com “anomalias do sistema esquelético”.

A ideia seria proibir a reprodução de pets com a possibilidade de terem alguns problemas, como as frequentes doenças de coluna observadas em cães compridos e com pernas curtas.

Por Mariana De Siervi

Fonte: BNews

Você faz questão de um cão de raça? Pense duas vezes…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.