Retrocesso: Tribunal Constitucional da Colômbia ordena o regresso das touradas à praça de touros de Bogotá

Retrocesso: Tribunal Constitucional da Colômbia ordena o regresso das touradas à praça de touros de Bogotá
Arquivo – Protesto de toureiros, novilheiros e adeptos de touradas contra a proibição de touradas na praça de touros de Santa Maria em Bogotá, Colômbia. – EL TIEMPO / ZUMA PRESS / CONTACTOPHOTO

O Tribunal Constitucional da Colômbia ordenou na terça-feira o regresso das touradas à capital do país, Bogotá, exigindo às autoridades locais que respeitassem a praça de touros como o único local permanente para este tipo de espectáculo.

Na sua decisão, o Tribunal Constitucional colombiano instou as autoridades de Bogotá a respeitarem uma decisão de 2013 que especifica que, até o Congresso se pronunciar sobre o assunto, as touradas não podem ser proibidas.

De acordo com a decisão de terça-feira do Tribunal Constitucional Colombiano, o Instituto Distrital de Recreio e Desporto (IDRD) também não tinha cumprido uma decisão que especificava que a praça de touros La Santa María seria disponibilizada para touradas enquanto o Congresso decidia se proibia ou não as touradas.

Assim, a Câmara Municipal de Bogotá deve agora cumprir a ordem do Tribunal Constitucional e permitir que a Praça de Toros seja utilizada para o seu objectivo original, de acordo com a estação de rádio colombiana RCN Radio.

As autoridades colombianas têm vindo a considerar uma proibição das touradas há anos. De facto, o Senado aprovou em meados de Dezembro uma proibição progressiva das práticas cruéis de entretenimento animal, visando directamente as touradas, mas deixando de fora outras práticas, tais como a luta de galos.

Por Pedro Santos

Fonte: News 360 / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.