Retrocesso! Vereadores retiram projeto que proíbe carroceiros em Franca, SP

Retrocesso! Vereadores retiram projeto que proíbe carroceiros em Franca, SP
Lindsay conversando com Ilton Ferreira durante sessão nesta terça-feira: projeto retirado. N. Fradique/GCN

Os vereadores Lindsay Cardoso (Cidadania) e Ilton Ferreira (PL) retiraram da pauta de votação desta terça-feira, 16, na Câmara Municipal, o projeto que proíbe carroceiros no município em Franca. 
O projeto previa a extinção gradativa dos veículos de tração animal no prazo de cinco anos. Desde a sua apresentação, a propositura gerou polêmica, chegando a ser adiada por cinco sessões a pedido dos próprios autores.
 
Os vereadores propuseram, em substituição ao projeto, a criação de uma “Frente Parlamentar” para fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa dos Animais. A Lei já proibi maus-tratos aos animais. “O projeto foi retirado para abrir uma Frente Parlamentar para fazer cumprir a Lei que já existe desde de 2013”, explicou Lindsay. 

Por N. Fradique

Fonte: GCN Net


Nota do Olhar Animal: Substituir o projeto pela criação de uma Frente Parlamentar para fiscalizar maus-tratos” é uma tremenda embromação. Faltou coragem aos vereadores para bancar o PL e faltou informação aos envolvidos, já que a exploração de cavalos é maléfica para os animais e também para os carroceiros, presos a uma lógica de miserabilidade pela dependência do animal, que mal conseguem sustentar. Incrível que nenhum parlamentar teve a competência e interesse em pesquisar e transmitir experiências como a de Paquetá, onde charreteiros hoje vivem muito melhor após o tipo de tração ter sido substituído e a escravidão dos cavalos ter sido abolida. Uma vergonha para Franca.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.