Ribeirão Pires (SP) analisa aparecimento de tucanos mortos

Ribeirão Pires (SP) analisa aparecimento de tucanos mortos
Moradores relatam óbitos em diferentes bairros da cidade; Prefeitura esclarece casos pontuais

Moradores de Ribeirão Pires registraram nos últimos dias, pelas redes sociais, o aparecimento de pássaros mortos em diferentes regiões da cidade. Imagens mostram os animais, na maioria tucanos, caídos próximo ao meio fio de calçadas em bairros como Vila Suíssa e Outo Fino Paulista.

O departamento de proteção à fauna ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano recebeu a notificação da morte de seis tucanos. Em nota, a equipe esclarece que apenas três animais foram encaminhados à análise e a causa identificada da morte foi choque elétrico após colisão com a rede de energia.

Os casos analisados foram de pássaros encontrados na Vila Zampol e em Ouro Fino. Os tucanos localizados por moradores do Jardim Mirante e Vila Suíssa não foram encaminhados para análise da equipe ambiental.

A Prefeitura orienta aos moradores que acionem o departamento de proteção à fauna caso se deparem com situação semelhante para que possam ser realizados exames para “definir a real causa do óbito”, o que contribui para “estratégia de ação para prevenção”. A equipe ambiental pode ser contatada pelos telefones 4824-4197 ou 97211-1112.

Desde a implantação do departamento de proteção à fauna, em julho de 2021, até o mês de abril foram resgatados em Ribeirão Pires 1.785 animais, sendo 595 aves.

Por Joyce Cunha

Fonte: Diário do Grande ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.