Rinoceronte permanece forte após perder metade de seu rosto para os caçadores

Rinoceronte permanece forte após perder metade de seu rosto para os caçadores
Esta imagem foi alterada devido ao seu conteúdo chocante. (Fotos: Facebook/Saving The Survivors)

Este rinoceronte quase pagou o preço final – tudo por causa dos seus chifres.

ATENÇÃO: Imagens chocantes abaixo

Cinco rinocerontes foram caçados em uma fazenda de caça na África do Sul no final de setembro, e somente um sobreviveu a esta provação incrivelmente cruel – por pouco. Se não fosse um policial na cena investigando o incidente, que rapidamente chamou por ajuda, ele teria morrido.

O rinoceronte branco de oito anos de idade tinha sido atingido com um tranquilizante, deixando-o incapaz de se mexer enquanto seus chifres era arrancados extremamente fundo, de acordo com o Saving The Survivors (STS – Salvando os Sobreviventes). Os caçadores levaram metade de seu rosto junto com seus chifres, deixando uma ferida aberta que chegava até suas cavidades nasais.

africadosul_rinoceronte_perder_metade_rosto_cacadores2

O dono da fazenda de caça queria que o rinoceronte fosse eutanasiado devido à extensão dos seus ferimentos, mas o STS se ofereceu para tratá-lo, de acordo com o canal News 24. O Dr. Gerhard Steenkamp, diretor do STS, disse ao canal de notícias que os ferimentos do rinoceronte eram os piores que ele já tinha visto.

“Este macho sobreviveu até agora e o mínimo que podemos fazer é dar uma chance a ele”, o STS escreveu no Facebook, em resposta às críticas sobre a decisão de mantê-lo vivo. “Por favor, entendam que normalmente há quatro ou mais veterinários orientando nestes casos e, por favor, confiem que estamos fazendo isto pelas razões corretas”.

africadosul_rinoceronte_perder_metade_rosto_cacadores3

Os rinocerontes brancos estão sob séria ameaça de extinção pelos caçadores, já que seus chifres são preciosos na medicina tradicional chinesa – o que significa que cada indivíduo importa. Mas os resgatistas do STS tiveram pelo menos uma história de sucesso para guiá-los. Hope, uma rinoceronte fêmea, chegou ao STS no ano passado em uma situação devastadoramente parecida, mas ela teve uma recuperação incrível desde então.

Esta vítima da caça foi chamada de Sehawukele – apelido de Seha – o que significa “tende piedade de nós” em Zulu. E, apesar dele ter uma longa estrada pela frente, ele já teve um belo retorno do seu trauma horrível dentro de somente 24 horas.

Seha com o curativo em seu rosto.
Seha com o curativo em seu rosto.

Suas fotos iniciais o mostram deitado no chão sem mais da metade de seu rosto. Ele parece desesperançoso. Mas depois do STS ter tratado dele e feito um curativo em sua ferida, Seha estava de pé novamente, andando por aí e imediatamente comendo a comida que era oferecida a ele – sinais promissores de uma excelente recuperação.

africadosul_rinoceronte_perder_metade_rosto_cacadores5

“Que rapaz lindo que ele é”, o STS escreveu. “Como alguém pode pensar em machucar nem que seja um pelo de um animal tão lindo, isso sem dizer arrancar dois chifres preciosos?”.

Apesar de Seha e Hope estarem atualmente em áreas diferentes, o STS não descartou inteiramente a oportunidade dos dois sobreviventes se encontrarem algum dia no futuro. Por enquanto, a prioridade é fazer de Seha, que chegou ao STS quebrado, inteiro novamente.

africadosul_rinoceronte_perder_metade_rosto_cacadores6

“Ele está indo muito bem, considerando tudo que ele já passou”, o STS escreveu.

Seha ainda tem uma longa recuperação pela frente. Se você quiser ajudar a salvar sua vida e de outras vítimas da caça como ele, você pode fazer uma doação ao STS aqui.

Por Zainab Akande / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.