Rio de Janeiro: Defesa dos animais será gerenciada pelo gabinete do prefeito

Rio de Janeiro: Defesa dos animais será gerenciada pelo gabinete do prefeito
RI Rio de Janeiro (RJ) 28/12/2018. Marcelo Crivella, prefeito eleito, visita o Hospital Federal de Bonsucesso (Foto Custodio Coimbra - Custódio Coimbra / Agência O Globo)

As políticas públicas da secretaria de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) estão mantidas pelo prefeito Marcelo Crivella, segundo a prefeitura do Rio. A secretaria, que passa a se chamar subsecretaria de Promoção e Defesa dos Animais, foi transferida para o gabinete do prefeito, que irá gerenciar todas as ações relativas ao bem-estar dos animais. A alteração não afeta os serviços prestados, como o funcionamento da Fazenda Modelo e dos postos de atendimento.

Segundo a prefeitura, a população continuará contando com os serviços de esterilização gratuita de cães e gatos; cirurgias eletivas; atendimento clínico; adoção de animais; visitas e vistorias técnicas relativas a denúncias de maus tratos, higiene precária; pedidos de assistência veterinária; concessão de autorização para eventos envolvendo animais; e educação ambiental com vista a guarda responsável de animais domésticos entre outros.

Serviços, como esterilização gratuita, vão continuar (Foto: Divulgação)
Serviços, como esterilização gratuita, vão continuar (Foto: Divulgação)

Até quinta-feira os postos de atendimento funcionam das 8h ao meio-dia, ainda por conta do recesso de final de ano. A partir de sexta-feira, o expediente volta ao seu horário normal: das 8h às 17h.

Fonte: O Globo


Nota do Olhar Animal: É vergonhosa a extinção da Sepda, sinalizando que o novo governo do Rio será um desastre (também) para os animais não humanos, seja pela ação, seja pela omissão. A criação da subsecretaria representa apenas uma tentativa de iludir os cidadãos, pois trata-se de um primeiro passo para a desarticulação das políticas públicas para os animais. Que o movimento consiga reverter esta insanidade e que ao final do mandato Crivella possamos dizer que não foi um lixo para os animais, como dá sinais de que será. Lamentável.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.