Rio: homem é preso na Gardênia Azul suspeito de manter jacaré dentro de casa e exibir animal amarrado nas redes sociais

Um homem foi preso na Gardênia Azul, na zona oeste do Rio, nesta segunda-feira (21), suspeito de manter um jacaré filhote dentro de casa.
VÍDEO: Homem é preso após manter jacaré dentro de casa
O suspeito, identificado pela polícia como Cristiano Lima Marinho, chegou a publicar imagens nas redes sociais onde o réptil aparece amordaçado dentro de uma caixa d’água vazia. Em outros registros, o animal é carregado pelo pescoço em cima de uma motocicleta.
Após diligências, policiais militares foram até a residência do homem e encontraram um pássaro silvestre da espécie Coleiro sem a devida documentação. O jacaré, no entanto, não foi encontrado no local.
Questionado pelos policiais, o suspeito afirmou que libertou o réptil dentro de um rio em uma comunidade da Gardênia.
O homem e o pássaro foram levados à 32ª DP (Taquara). A ave foi apreendida e encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) afirmou que tomou conhecimento do vídeo e instaurou inquérito para apurar os crimes de posse de animal silvestre sem licença e maus-tratos. Diligências estão em andamento para esclarecer o fato.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) estabelece como crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”. A pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Fonte: G1