RJ: Prefeitura de Niterói promove ações do Outubro Rosa para cães e gatos

RJ: Prefeitura de Niterói promove ações do Outubro Rosa para cães e gatos

RJ Niteroi outubrorosa

O Centro de Castração, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (Desum), também realizou atividade em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, doença comum em seres humanos e animais. O evento aconteceu na sede da unidade, nesta sexta-feira (23), e contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre profissionais de saúde e moradores. Os animais castrados receberam lacinhos rosa, símbolo da campanha.

Durante o evento, os donos dos animais receberam orientações sobre prevenção do câncer de mama, onde a castração é um método de prevenção fundamental. Além disso, os profissionais alertaram sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença. Já os funcionários do Desum e da Associação de Amigos da Mama (Adama) explicaram aos participantes e donos dos pets sobre autoexame e mamografia. Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos, laços rosa e orientações sobre a rede de saúde do município.

Segundo a Coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Vera Oliveira, o trabalho de conscientização é dirigido especialmente aos proprietários dos animais. ‘’O objetivo dos veterinários é alertar sobre a castração, importante na manutenção da saúde dos bichos de estimação”. A parceria entre a Saúde da Mulher e o Centro de Castração é muito bem-vinda, afirmou Vera, pois nesse trabalho conjunto, donos aprendem como fazer o autoexame e como examinar e acompanhar qualquer alteração no corpo ou nas mamas do animal”, afirmou.

O serviço de castração para cães e gatos é oferecido gratuitamente aos moradores de Niterói. Em 2015, a equipe de médicos veterinários do Centro de Castração realizou cerca de 730 cirurgias. A meta para esse ano é ultrapassar 1000 castrações.

O empresário Marcelo Silva levou seu cão para fazer o procedimento, falou da responsabilidade dos donos com a saúde de seus animais e enalteceu o trabalho da FMS. “Em primeiro lugar está a saúde do animal. As pessoas não podem ser omissas de sua responsabilidade. O tutor sabe que ao longo do tempo o seu animal pode adquirir doenças, como o câncer de mama. Então, se a prefeitura oferece as condições de prevenir o mal, por que não fazer?”, concluiu.

As inscrições são abertas para os moradores de Niterói a cada dois meses. Como forma de atender um maior número de pessoas possível, o departamento atende apenas um animal por tutor, evitando que existam filas muito longas e colaborando para a rapidez no atendimento às demandas. As inscrições são feitas atendendo um determinado número de acordo a capacidade de realizar as cirurgias e o processo dura geralmente 15 dias. Num período de dois meses, os animais que foram agendados são castrados.

Agendamento

Para agendar a cirurgia, o responsável pelo animal deve entrar em contato com o Centro de Castração a fim de receber as informações e orientações necessárias. A partir daí, a pessoa deve ir até o local munida de documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição, evitando com isso, o elevado número de faltas, que chegava a quase 50%, atrasando todo o processo e prejudicando quem realmente queria castrar seu animal. Uma semana antes da cirurgia, os veterinários passam todas as orientações sobre o pré-operatório do animal. O mesmo procedimento será feito no pós-operatório.

O Centro de Castração fica na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. O telefone: (21) 2711-0113.

Fonte: Jornal do Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.